Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso TSE Unificado tem avanços e edital pode sair a qualquer momento

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 16/01/2024, às 11:39 Atualizado em 17/01/2024 às 11:44

Os trâmites conclusivos para o edital do concurso TSE Unificado avançaram. O contrato com o Cebraspe, banca responsável pelo certame, já foi incluído no portal de Compras do Governo Federal. Após a contratação da organizadora, a publicação do edital fica iminente. O documento com as regras do concurso já pode ser disponibilizado nos próximos dias.

Leia também: Concurso MPF Procurador inicia escolha da banca

Edital do Concurso TSE Unificado

Oficialmente, o Tribunal Superior Eleitoral informou apenas que o concurso seria aberto no primeiro semestre de 2024. Desta forma, a Justiça Eleitoral não informou com precisão uma data prevista para a divulgação do edital. Mas, diante de todos os preparativos que estamos observando, é bom ficar atento pois este tão esperado edital pode sair a qualquer momento.

Vagas

O concurso unificado da Justiça Eleitoral terá 520 vagas para técnicos e analistas judiciários, a serem distribuídas entre o TSE e os 26 Tribunais Regionais Eleitorais do país. Apenas o TRE do Tocantins não participará da seleção por ainda ter edital em validade. As provas serão aplicadas nas cidades sedes dos tribunais, de forma simultânea.

Cotas

A resolução do Concurso TSE Unificado informa que 33% das vagas serão reservadas às cotas. Os percentuais serão para os seguintes grupos:

– 20% das vagas para pessoas negras

– 10% das vagas para pessoas com deficiência

– 03% das vagas para pessoas indígenas

Cebraspe é nova banca

Em dezembro de 2024, o TSE informou que a FGV tinha sido escolhida como a banca do concurso unificado. Porém, no dia 2 de janeiro, os candidatos foram surpreendidos com a notícia sobre a mudança da organizadora. O Tribunal Superior Eleitoral esclareceu que a FGV não atendeu a um dos requisitos que tratava da reserva de vagas a Pessoas com Deficiência (PcD), prevista no artigo 93 da Lei nº 8.213/1991.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a