Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Sindicato faz alerta Concurso PC SP Urgente. Se você é concurseiro e está de olho no próximo concurso da Polícia Civil de São Paulo, fique atento. Segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), a corporação perdeu, entre janeiro e maio de 2023, 486 profissionais da carreira. É uma média de quase 100 profissionais por mês, o que representa um deficit que pode passar de um terço de todo o efetivo.
Leia também: Concurso PC MS Investigador: Delegado-geral confirma solicitação para 400 vagas
Concurso PC SP Urgente
De acordo com o Sindpesp, o número representa a baixa de servidores que morreram, foram exonerados ou se aposentaram da polícia. Tudo isso aponta ainmda mais para a urgência de realização de novo concurso público. Conforme já noticiamos, os editais da PCSP são aguardados para o próximo mês de julho. Serão 3.500 vagas e o certame será organizado pela Vunesp.
Déficit pode passar de um terço
Atualmente, a Polícia Civil do Estado de São Paulo tem 16.653 cargos vagos, o que representa um déficit de 38,5%. A presidente do Sindpesp, delegada Jacqueline Valadares, disse que há anos as exonerações, aposentadorias e óbitos não são preenchidos de imediato por meio de novas admissões.
O que diz o sindicato
Segundo Jacqueline, o Concurso PC SP Urgente pode ajudar a corporação. Segundo ela, a falta de profissionais prejudica o andamento dos inquéritos e das investigações de diversos crimes, além do atendimento à população nas delegacias das cidades paulistas.
“Se levarmos em conta a média, são quase 100 policiais civis a menos por mês trabalhando no estado de São Paulo, em diversas funções: de escrivão a delegado, de investigador a papiloscopista, só para citar algumas. Essa falta de recursos humanos prejudica o trabalho da Polícia Judiciária no andamento de inquéritos, em investigações de todo tipo de crime, e no atendimento à população nas Delegacias das cidades paulistas”, afirmou a delegada.
delegada Jacqueline Valadares
Concurso PC SP Urgente: investigadores
Ainda conforme dados do sindicato, o cargo com mais déficit de servidores na PC SP é o de investigador. São mais de 4 mil postos abertos. Já no caso de agentes, o déficit é de 1.615. Na função de delegado de polícia, faltam 989 servidores.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques