O Concurso Nacional Unificado foi alvo de questionamentos feitos por uma das bancas consultadas para a realização do certame. O projeto básico do Enem dos Concursos, como vem sendo chamado o CNU, pode ser um problema para o andamento do cronograma proposto pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A razão para tal é que a banca, conforme previsto pelo governo, deve ser contratada ainda este mês, mas o processo tem enfrentado alguns obstáculos, um deles é inclusive o próprio termo de referência, projeto básico.
Leia também: A escolha da banca do CNU
Concurso Nacional Unificado: projeto básico é questionado
O projeto nada mais é do que uma espécie de espelho para a elaboração do edital, contém aq1uilo que se quer do certame e ele é enviado às bancas, para que apresentem suas propostas. No entanto, segundo o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), que foi convidado a participar do processo, o termo de referência precisava de mais informações, o que fez a banca enviar questionamentos ao governo.
O que diz a banca
“O Idecan foi consultado pelo CNU, mas fez questionamentos sobre o termo de referência por achar que faltavam informações importantes. A banca aguarda resposta”.
A fala da banca foi uma resposta ao jornal Folha Dirigida.
O que diz o governo
O governo ainda não se pronunciou. Mas, nosso blog consultou algumas bancas que, em reserva, afirmaram que questionamentos são comuns, por parte das bancas. Alias isso é preciso para que definam se seguem ou não como uma opção viável no processo de escolha. Natural também se fazer questionamentos em um projeto de grande complexidade como é o CNU.
Concurso Nacional Unificado: bancas favoritas
Somente cinco organizadoras enviaram suas oficialmente suas propostas ao governo federal.
São elas:
Cebraspe
Fundação Getulio Vargas (FGV)
Fundação Cesgranrio
Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades)
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Cronograma
A escolha da banca do Concurso Nacional Unificado está prevista para o dia 22 de novembro.
Edital: 20 de dezembro de 2023
Provas: até março de 2024
Resultado final da etapa unificada: até maio de 2024
Cursos de formação, quando cabível: até julho de 2024
Posse dos novos servidores: até agosto de 2024
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques