Concurso MPT: tudo sobre a carreira de Procurador do Trabalho - Portal de notícias CERS

Concurso MPT: tudo sobre a carreira de Procurador do Trabalho

Por:
Atualizado em 30/12/2014 - 13:54

Com inscrições a partir de 2 de fevereiro de 2015, o 19º concurso do Ministério Público do Trabalho oferece nove oportunidades para o cargo de Procurador do Trabalho. A divulgação do certame agitou o final de ano de muitos concurseiros, interessados em garantir uma das vagas para o cargo. Iniciada a preparação, muitos concurseiros esquecem de se perguntar: quais são as responsabilidades de um procurador do Trabalho? Renato Saraiva, professor de Direito do Trabalho do CERS Cursos Online e Procurador do Trabalho da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região em Pernambuco, explica as etapas de ingresso no MPT e os desafios e responsabilidades do cargo.

Sobre o concurso

A seletiva é composta por quatro etapas, que envolvem provas objetiva e discursivas, a realização de uma ação civil pública e prova oral, realizada em Brasília. O professor Renato afirma que é importante estar atento, uma vez que as bancas dos concursos para MPT são internas, formadas, geralmente, por um jurista, um advogado e três procuradores do trabalho escolhidos pelo Procurador Geral do Trabalho.

Pela dificuldade de definir o perfil da banca, é essencial que o concurseiro tenha atenção especial aos temas mais relacionados com o dia a dia de um Procurador do Trabalho, como, por exemplo, combate ao trabalho escravo, combate ao trabalho infantil, regularização das terceirizações irregulares, meio ambiente de trabalho, entre outros.

Sobre a carreira

“A cada dia é uma situação diferente”, comenta Renato Saraiva quando fala sobre a carreira e seus desafios diários. Uma vez nomeado Procurador, o profissional será designado por uma Procuradoria Geral do Trabalho a atuar no interior ou capital. Atuar como órgão agente nas investigações dos inquéritos civis, ouvir testemunha, parte, formar inquérito, propor ações civis públicas são algumas das atividades de responsabilidade de um Procurador do Trabalho.

Assista ao vídeo do professor Renato Saraiva para mais detalhes da carreira de Procurador do Trabalho

Você pode se interessar pelo seguinte conteúdo:

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2015

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS