Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso DPU: Orçamento prevê 994 vagas para 2024

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 20/09/2023, às 15:26 Atualizado em 24/09/2023 às 15:36

Concurso DPU tem previsão de 994 vagas segundo Orçamento da União. O texto do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2024 já foi encaminhado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional. Além de estabelecer as despesas para o próximo ano, o documento ainda indica possíveis vagas em novos editais federais. Somente para a Defensoria Pública da União (DPU), a previsão é de 194 cargos.

Leia também: Concurso Nacional Unificado uma tendência que veio para ficar?

Concurso DPU: Orçamento prevê 994 vagas para 2024

Das 194 oportunidades previstas, 43 são para provimentos, enquanto as demais (91 cargos) são para criação de cargos em comissão e funções de confiança. Ressaltando ainda que os números não indicam autorização de um novo concurso DPU, mas apenas uma previsão orçamentária. O texto deve passar também por aprovação no Congresso Nacional e, portanto, poderá sofrer alterações.

Concurso DPU: cargos

O texto PLOA 2024 não informa as especialidades dos cargos indicados. No entanto, a expectativa do concurseiro fica especialmente em uma possibilidade de edital para os quadros de técnicos e analistas. No final de 2022 foram criados 811 novos cargos, sendo 410 de analista e 401 de técnicos. Os cargos foram criados por meio da lei 14.377/2022.

O cargo de analista DPU

Segundo conta no plano de carreiras da DPU, o aprovado para o cargo de analista, que exige nível superior, será responsável por atribuições técnicas, administrativas e de atendimento ao público, de nível superior, tais como planejamento, organização, coordenação, supervisão técnica, assessoramento, estudo, pesquisa, elaboração de laudos e execução de atividades de maior grau de complexidade no âmbito da Defensoria Pública da União.

O cargo de Técnico DPU

O aprovado no concurso DPU para o quadro de técnicos, que exige nível médio, será responsável por atribuições técnicas, administrativas e de atendimento ao público, de nível intermediário, correspondentes à execução de atividades de suporte técnico e administrativo de menor complexidade e de apoio às atividades do cargo de analista no âmbito da Defensoria Pública da União.

Salário inicial

Caso tenhamos autorização de novo concurso DPU para o quadro administrativo do órgão, o vencimento básico do aprovado será de:

Cargo de nível médio: R$ 1.749,57

Cargo de nível superior: R$ 2.220,09

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a