Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso CNU: estudar políticas públicas deve ser prioridade

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 26/03/2024, às 16:42 Atualizado em 01/04/2024 às 06:37

Atenção você que fará o Concurso CNU. Uma informação do coordenador-geral de Logística do CNU, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Alexandre Retamal, chamou atenção nesta semana. Segundo ele, os candidatos do Concurso Nacional Unificado devem estudar os conteúdos da prova de forma integrada com a realidade do país e com as políticas públicas do governo federal. O gestor participou na última sexta-feira, 16, do programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Leia também: Concurso Unificado – CNU: Especialistas alertam sobre possibilidade de evasão em órgãos públicos

Concurso CNU: estudar políticas públicas deve ser prioridade

De acordo com o coordenador, durante sua fala na entrevista concedida à EBC:

“A dica é procurar integrar os conteúdos, ver onde eles convergem. E como as políticas públicas que estão sendo trabalhadas pelo governo federal trazem esses conteúdos para uma realidade. Nós estamos querendo selecionar candidatos que possam contribuir verdadeiramente com o nosso país para o desenvolvimento de políticas públicas que representam tanto a diversidade populacional quanto geográfica do nosso país”, recomendou Retamal.

Mais sobre o Concurso

O Concurso CNU oferece um quantitativo total de 6.640 vagas imediatas para diversas autarquias e ministérios. Dentre as oportunidades contempladas estão funções de níveis médio, técnico e superior de formação, com ganhos iniciais de até R$ 22,9 mil.

As etapas do CNU

Os candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado terão que enfrentar duas importantes etapas.

I – primeira etapa: a realização de provas objetivas ou objetivas e dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório, de acordo com as especificidades temáticas de cada bloco

II – segunda etapa: prova de títulos.

Além dessas, ainda haverá o procedimento de heteroidentificação para aqueles que se autodeclararem negros e o biopsicossocial que será destinado aos candidatos com deficiência.

Concurso CNU: locais de prova

Inicialmente, pretende-se realizar o certame em 180 cidades, distribuídas pelas cinco regiões do país, a partir de critérios técnicos apresentados pelo Instituto. O objetivo de realizar a aplicação das provas em uma multiplicidade de municípios sede, além das capitais do Brasil, é ampliar a cobertura regionalizada em locais estratégicos de fácil acesso a população brasileira.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a