Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso AFT: Quais as etapas até a aprovação?

Avatar de Paolo Lima
Por:
Publicado em 12/01/2024, às 10:04 Atualizado em 12/01/2024 às 15:40

O edital do Concurso AFT foi publicado e vários detalhes foram finalmente revelados ao público, dentre eles, as etapas que os alunos deverão percorrer até a aprovação. Vamos conhecer mais sobre elas?

Etapas do Concurso

  • Primeira Etapa:
    • 1ª Fase: Provas Objetivas e Discursiva;
    • 2ª Fase: Perícia Médica (Avaliação Biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência para verificar se efetivamente se trata de pessoas com deficiência, bem como a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada pelos candidatos;
    • 3ª Fase: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros;
  • Segunda Etapa: destinada a Curso de Formação específico, de caráter classificatório e eliminatório.

Inscrições no Concurso

A inscrição deverá ser efetuada, no período das 10 horas do dia 19/01/2024 às 23 horas e 59 minutos do dia 09/02/2024, no sistema eletrônico de inscrição na página do Concurso Público Nacional Unificado.

Ao se inscrever, o candidato deverá optar, dentre as opções do bloco temático, pelo cargo e pela especialidade, indicando a ordem de preferência de ocupação dos cargos e a cidade de realização das provas.

Os candidatos deverão ordenar as suas preferências pelos órgãos, cargos com suas respectivas especialidades, considerando informações sobre atribuições, formação exigida, atividades previstas e remuneração expressas.

O valor da taxa de inscrição será R$ 90,00.

O candidato deve observar que somente poderá se inscrever para os cargos e especialidades ofertados de apenas um único Edital do Concurso Público Nacional Unificado devido a todas as provas serem realizadas no mesmo dia e horário.

– Isenção da Taxa de Inscrição

Terá direito à isenção total de pagamento do valor de inscrição, o candidato que:

  1. comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022, por meio de indicação do Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo Cadastro Único, conforme apontado no Requerimento de Inscrição disponível na página do Concurso Público Nacional Unificado; ou for membro de “família de baixa renda”, nos termos da Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018;
  2. for doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018;
  3. seja ou tenha sido bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) conforme informação no Requerimento de Inscrição disponível na página do Concurso Público Nacional Unificado;
  4. seja ou tenha sido financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) conforme informação no Requerimento de Inscrição disponível na página do Concurso Público Nacional Unificado.

O candidato que desejar solicitar isenção de pagamento do valor de inscrição deverá fazê-lo ao se inscrever, no período de 19/01 a 26/01/2024.

Prova Objetiva

As provas objetivas serão constituídas de 70 questões de múltipla escolha, cuja pontuação será calculada de acordo com as especificidades descritas na tabela abaixo. As questões serão assim distribuídas:

  • – Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais: 20 questões;
  • – Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos: 50 questões.

Cada questão das provas objetivas apresentará cinco alternativas e uma única resposta correta.

– Conteúdo Programático

Conhecimentos Gerais (20 questões)

  • Políticas Públicas
  • Desafios do Estado de Direito
  • Ética e Integridade
  • Diversidade e Inclusão na Sociedade
  • Administração Pública Federal
  • Finanças Públicas

Conhecimentos Específicos (50 questões)

  • Gestão Governamental e Governança Pública
  • Políticas Públicas
  • Sociologia e Psicologia Aplicadas ao Trabalho
  • Segurança e Saúde do Trabalhador(a)
  • Direito do Trabalho

Prova Discursiva

A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, é exclusiva para cada Bloco, contendo uma questão dissertativa que abordará conteúdo constante no edital e que valerá 100 pontos.

Curso pós-edital para o Concurso AFT

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Paolo Lima
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Advogado, pós-graduado em Direito Penal.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a