O Concurso AFT 2023 tem edital previsto para novembro ou dezembro próximos. E concurseiro que se preza, não deixa para estudar na última hora. Sendo assim, o ideal é você já ir estudando os temas mais pertinentes e acelerar o ritmo de preparação. Pensando nisso, o professor Renato Saráiva fez uma live trazendo os assuntos mais importantes cobrados em concursos anteriores para AFT, além de dicas para estudar de forma eficiente.
Leia também: Fique atento à nova lei de igualdade salarial cobrada na prova AFT
Concurso AFT 2023: Saiba como estudar de forma eficiente
Dica 01
Comece pelas disciplinas comuns aos dois últimos concursos e que tiveram mais questões.
Dica 02
Separe algumas disciplinas para um estudo pós-edital
Dica 3
Foque na prova objetiva e estude para a discursiva após a publicação do edital
Dica 04
Resolva questões das principais bancas organizadoras
Dica 05
Faça simulados de forma periódica
Sica 06
Faça resumos dos conteúdos estudados
Confira o vídeo com o professor Renato Saraiva, de direito do trabalho:
Previsão de edital e provas
A Anafitra, junto com outras entidades de classe representativas dos Auditores Fiscais do Trabalho, como o Sinait, vem lutando pela realização de um novo concurso faz tempo. Agora, após a autorização, as atenções de voltam para os prazos e cronograma do certame. Sobre o Concurso AFT 2023, vejamo que disse a coordenadora nacional da Anafitra::
“A portaria de autoriza estipula prazos para o andamento dos trâmites. Tem um grupo de trabalho já dedicado ao concurso. Seguindo o que diz a portaria, editada em meados de junho, são seis meses para finalizar e publicar o edital. Sendo assim, não tem com sair antes de dezembro, certamente. Quanto as provas, o prazo, após o edital publicado, é de pelo menos 60 dias, portanto, somente em 2024”, disse Lívia Valle.
Lívia Vall
Saiba mais: Concurso AFT: Quase metade dos cargos estão vagos
Deficit de AFT
A falta de pessoal é um dos maiores impulsionadores do Novo Concurso AFT 2023. De acordo com Lívia Valle, os cargos vagos de AFT atualmente passam dos 40%.
“São dez anos sem realização de concursos. Isso causou um deficit muito grande que interfere nas fiscalizações trabalhistas. A quantidade de cargos vagos chega a mais de 40%. Se levarmos em conta os cargos de chefia e coordenação, que trabalham internamente, a falta de pessoal nas fiscalizações é ainda maior”, pontuou a coordenadora da Anafitra.Lívia Valle
Concurso AFT 2023: vagas para todo o Brasil
A falta de pessoal é tão grande que, mesmo priorizando quem já está na ativa, o edital AFT deverá trazer vagas para todo o Brasil, incluindo as capitais.
“Certamente teremos sim vagas para todas as regiões do Brasil, inclusive para as capitais. É garantida a oferta de remoção dos Auditores mais antigos que queiram mudar de cidade. Porém, eles não vão ocupar todo o quadro disponível, portanto é esperando sim uma ampla oferta de cidades com vagas”, conclui Lívia Valle.
Confira o PODCST exclusivo do blog CERS com a Coordenadora-Geral de Política de Classe da Anafitra – Associação Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, Dra. Lívia Valle:
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques