Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Carreira de Analista pode acabar? Entenda

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 15/02/2024, às 09:04 Atualizado em 15/02/2024 às 10:46

A Carreira de Analista pode acabar? Diversas alterações nas carreiras da Justiça Federal têm sido debatidas nos últimos anos e o tema tem chamado a atenção de várias entidades de classes do judiciário em todo o Brasil. Já foram feitas várias manifestações entre as classes de Técnicos e Analistas e o concurseiro interessado em concurso público nesta área deve ficar atento às novidades.

Leia também: Confira reajuste de benefícios do Poder Judiciário Federal

Carreira de Analista pode acabar?

Vejamos o que diz uma das entidades. Trata-se de um ofício encaminhado pela Anajus (Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do MPU) ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, TJDFT, manifestando preocupação quanto ao futuro da carreira de Analista Judiciário.

Saiba mais

A razão do alerta é que, recentemente, o Conselho Nacional de Justiça e o Supremo Tribunal Federal receberam uma proposta de Anteprojeto de Lei que visa unificar as carreiras de Analista, Técnico e Auxiliar Judiciário. As movimentações para a unificação das carreiras surgiram após a implementação da Lei nº 14.456/2022, que alterou a exigência de escolaridade do cargo de Técnico, passando do nível médio para o nível superior.

O que diz a Anajus sobre a Carreira de Analista

No atual contexto, a Anajus teme que a gradativa reorganização da carreira de Técnico, com reajuste de salários e novas atribuições (mais complexas), acabem por reduzir a importância do cargo de Analista para o Poder Judiciário da União.

STF

De acordo com a Anajus, a intenção é buscar junto ao STF a valorização da Carreira de Analista Judiciário, tendo em vista seu relevante papel no apoio especializado à Justiça Federal.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a