A Carreira de Analista pode acabar? Diversas alterações nas carreiras da Justiça Federal têm sido debatidas nos últimos anos e o tema tem chamado a atenção de várias entidades de classes do judiciário em todo o Brasil. Já foram feitas várias manifestações entre as classes de Técnicos e Analistas e o concurseiro interessado em concurso público nesta área deve ficar atento às novidades.
Leia também: Confira reajuste de benefícios do Poder Judiciário Federal
Carreira de Analista pode acabar?
Vejamos o que diz uma das entidades. Trata-se de um ofício encaminhado pela Anajus (Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do MPU) ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, TJDFT, manifestando preocupação quanto ao futuro da carreira de Analista Judiciário.
Saiba mais
A razão do alerta é que, recentemente, o Conselho Nacional de Justiça e o Supremo Tribunal Federal receberam uma proposta de Anteprojeto de Lei que visa unificar as carreiras de Analista, Técnico e Auxiliar Judiciário. As movimentações para a unificação das carreiras surgiram após a implementação da Lei nº 14.456/2022, que alterou a exigência de escolaridade do cargo de Técnico, passando do nível médio para o nível superior.
O que diz a Anajus sobre a Carreira de Analista
No atual contexto, a Anajus teme que a gradativa reorganização da carreira de Técnico, com reajuste de salários e novas atribuições (mais complexas), acabem por reduzir a importância do cargo de Analista para o Poder Judiciário da União.
STF
De acordo com a Anajus, a intenção é buscar junto ao STF a valorização da Carreira de Analista Judiciário, tendo em vista seu relevante papel no apoio especializado à Justiça Federal.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques