Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Cabe HC contra medidas protetivas previstas na lei Maria da Penha

Avatar de
Por:
Publicado em 18/02/2016, às 10:20

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que cabe habeas corpus para apurar eventual ilegalidade na fixação de medida protetiva de urgência consistente na proibição de aproximar-se da vítima de violência doméstica e familiar.

A razão da decisão reside no fato de que em caso de descumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha (11.340/06), pode ocorrer tanto sanções de natureza civil como a prisão preventiva (art. 313, III, do CPP). Portanto, se o paciente fica proibido de se aproximar da vítima ou de seus familiares, é certo que sofreu limitação no seu direito de ir e vir.

Tanto a Constituição da República (art. 5º, LXVIII) como a Código de Processo Penal (art. 647) prevê que dar-se-á habeas corpus “sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir.”

Diante disso, mostra-se cabível a impetração de habeas corpus. Foi esse o entendimento dos ministros publicado no informativo 574 do STJ. (HC 298.499AL, Rel. Min. Reynaldo Soares da Fonseca, julgado em 1º/12/2015, DJe 9/12/2015.)

Cursos que o prof. Rogério Sanches ministra aulas:

CURSO INTENSIVO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO E MAGISTRATURA ESTADUAIS
CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRA JURÍDICA – MÓDULOS I E II
ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a