Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Associação de Auditores Fiscais do Trabalho rejeita ideia de concurso AFT unificado

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 04/09/2023, às 21:16 Atualizado em 20/09/2023 às 16:22

Atualização: A Associação Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (ANAFITRA) acaba de se pronunciar, através de uma Nota Informativa, demonstrando preocupação com a inclusão do Concurso AFT no Concurso Nacional Unificado.

“Associação Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – ANAFITRA manifesta a sua preocupação com a possibilidade de que o concurso para a Auditoria-Fiscal do Trabalho seja incluído neste Concurso Nacional Unificado, em face de diversos aspectos […]”

Trecho da Nota Informativa

Dentre os aspectos citados, está a preocupação de que haveria uma redução nos candidatos inscritos no Concurso AFT, tendo em vista que as provas do Concurso Unificado serão realizadas em um único dia.

A Associação ainda mencionou a necessidade que o concurso ocorra quanto antes, tendo em vista que o órgão conta com um déficit de 1.600 auditores fiscais.

Confira aqui a íntegra do documento com todas as preocupações listadas pela ANAFITRA.

Nova preocupação cerca auditores fiscais e concurseiros

Auditores Fiscais do Trabalho e concurseiros preocupados com ideia de um concurso AFT unificado. A semana começou com bastante apreensão em torno do esperado certame. Isso porque surgiu a possibilidade do certame ser incluído no Concurso Nacional Unificado do Governo Federal. Em reserva, conversamos alguns Auditores, inclusive membros de órgãos de representação da classe e todos rechaçaram a ideia. Segundo eles, o concurso AFT possui exigências peculiares a carreira que não podem ser generalizadas, o que prejudicaria a aferição do conteúdo em uma prova única. Outros prejuízos foram ainda apontados, com dificuldades no curso de formação além de impactos negativos na fiscalização trabalhista.

Leia também: Como será o concurso nacional unificado?

Auditores Fiscais do Trabalho rejeitam ideia de concurso AFT unificado

Legislação específica. Este é um ponto em que jamais um concurso unificado poderia atender as exigências do concurso AFT. Os prejuízos já seriam sentidos no curso de formação. O candidato, aprovado em uma prova unificada, chegaria à etapa de formação para se tornar Auditor Fiscal do Trabalho sem ter sido aferido no que tange a legislação específica aplicada nas atividades de fiscalização.

Grande preocupação com o Concurso AFT

Falando em reserva com o nosso blog, um auditor que faz parte de uma entidade de representação da classe, alertou que a ideia chega a ser surreal.

“É muito preocupante e injustificável essa possibilidade de incluir o concurso AFT no projeto unificado do governo. Não é aceitável. Editais AFT são muito robustos e com temas específicos. Cito o exemplo das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho. As NR’s se mostram conteúdo extremante relevante e específico. Ai eu pergunto, como isso seria inserido em uma prova unificada? Não tem como”, pontuou.

Contato com o trabalhador

Este foi outro alerta feito pelo auditor em conversa com a nossa produção.

“Muito se fala que o AFT está tomando o caminho de uma função meramente cartorária. Afastada do chão de fábrica, longe do dia a dia do trabalhador. Se a função for entregue a um profissional que foi aferido de forma genérica, a tendência é que po auditor se afaste ainda mais do trabalhador e se torne um trabalho meramente administrativo”, disse.

Em defesa dos Auditores-Fiscais

A maioria das pessoas não tem ideia do tanto de orientação que um AFT passa para os empregadores e o quanto é preciso se estudar para isso, para ter segurança para o desempenho dessa função essencial, que não só orienta e portanto deve ter discernimento apurado também para as constatações das infrações, para identificação das fraudes, isso só se consegue com muito estudo de matérias muito específicas. O AFT dedica sua vida profissional para entregar efetivamente uma sociedade mais saudável e segura.

Conteúdo Pedagógico

O professor Renato Saraiva, especialista em preparação para concursos públicos e fundador do CERS, ressaltou que o conteúdo programático do concurso AFT não pode ser adequada a uma prova genérica, unificada.

“O concurso AFT tem demandas específicas que não se encaixam no projeto unificado. O exercício profissional do AFT é diferenciado, é topo de carreira e ele precisa de argumentos, conhecimentos, que um concurso unificado não tem a capacidade de aferir. É uma temeridade colocar o concurso AFT no projeto unificado, o prejuízo seria enorme, desde a prova a até a formação do AFT”, ressaltou Renato Saraiva.

Renato Saraiva

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

 

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a