Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Aprovada criação de 150 cargos de juiz do TJ/SP

Avatar de
Por:
Publicado em 20/03/2017, às 18:42

concurso juiz tj/spExcelente notícia para os concurseiros que se preparam para magistratura e concursos de tribunais (confira concursos de tribunais com inscrições abertas). A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (22), dois projetos de autoria do Tribunal de Justiça que preveem a criação de 150 cargos de juiz de direito auxiliar e mais de 2,4 mil cargos de assistente judiciário (escrevente).

O cargo de juiz exige diploma de conclusão de curso superior de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau. A remuneração supera R$ 25 mil. (Confira 5 dicas do juiz Otávio Calvet para ser aprovado neste concurso)

Segundo o texto do PLC 24/2016, os 150 cargos de juiz auxiliar, classificados em entrância intermediária, serão distribuídos em comarcas de entrância final no interior e no litoral. O PLC foi aprovado com emenda que trata do escalonamento para o provimento dos cargos. Assim, devem entrar em exercício 50 juízes no ano de 2017, 50 em 2018 e 50 em 2019.

Também foi aprovado com emendas, o PL 714/2010, que cria 2.419 mil cargos de escrevente técnico judiciário (leia tudo sobre este concurso), sem prever o local de exercício dos novos servidores. Entretanto, segundo a justificativa da propositura, apresentada em 2010, previa a substituição dos servidores municipais que prestam serviços nos fóruns das comarcas do interior por servidores concursados do quadro do TJ. O provimento dos cargos também será escalonado: 807 em 2017, 806 em 2018 e 806 em 2019.

Último concurso
O último concurso para magistratura do TJ/SP, organizado pela Vunesp (confira o guia para fazer uma prova organizada pela Vunesp), aconteceu em 2015 e ofereceu 217 (duzentas e dezessete) vagas. O concurso TJ/SP foi dividido pelas seguintes etapas: prova objetiva seletiva; teste discursivo e prática de sentença; inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social do candidato, exames de sanidade física e mental, e avaliação psicológica; exame oral; e análise de títulos.

Preparação
É difícil encontrar alguém que não tenha, pelo menos uma vez, sonhado em um dia ser juiz. O “poder da decisão” é um dos mais almejados pelo homem desde quando este passou a viver em sociedade. Dentre os concurseiros voltados à área jurídica, esse afã pela magistratura se revela no massivo número de candidatos em certames com vagas para o cargo. Alcançar o posto é uma honrosa vitória. Mas como já afirma aquele tradicional ditado: “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”.

Então, ao passo de receber o título de Juiz de Direito, o novo profissional precisa saber que não: não se tornará “indestrutível”, nem muito menos ingressará numa “Liga da Justiça” na qual os participantes se tornam insuscetíveis a falhas, medos ou dramas. Antes, o novo juiz precisará arregaçar as mangas e aprender a lutar. Lutar para defender seus ideais e a hombridade de sua carreira perante si e a sociedade, como todo… ser humano.

Conversamos com o juiz e professor do Portal Carreira Jurídica Maurício Cunha sobre sua trajetória, atuação e o que enxerga do ofício.

Curso online

Com a divulgação da comissão organizadora do concurso público para provimento de cargos de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça de São Paulo, o CERS oferece àqueles que desejam ser aprovados nesse certame um curso intensivo de teoria dos principais conteúdos + resolução de questões, visando à prova objetiva deste concurso.

Composto pela melhor equipe de professores do Brasil para a área jurídica, formada por juízes, promotores, procuradores e professores universitários, esse curso é constituído de 82 encontros, totalizando 164 horas aula, com os seguintes diferenciais:

Vantagens desse curso:

1) Plantão de Dúvidas – contato direto com os professores para a retirada de eventuais dúvidas.
2) Aulas gravadas exclusivamente para esse concurso.
3) Material de apoio em PDF para complementar seus estudos.
4) Questões para Treino – ao final das aulas de cada disciplina, o professor disponibilizará questões para que você treine seus conhecimentos sobre os conteúdos trabalhados.

Acesse: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO – CONCURSO PARA JUIZ SUBSTITUTO 2017 – CURSO INTENSIVO DE TEORIA E QUESTÕES

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a