Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Após ataques, Moraes inclui Elon Musk no inquérito das milícias digitais

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Publicado em 10/04/2024, às 08:43 Atualizado em 10/04/2024 às 08:45

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, incluiu o empresário Elon Musk no Inquérito que investiga milícias digitais, por supostamente ter praticado “dolosa instrumentalização criminosa” da rede social X, antigo Twitter. Musk será investigado por crimes de obstrução à Justiça, inclusive em organização criminosa, e incitação ao crime.

Moraes também determinou que a rede social se abstenha de desobedecer ordens judiciais já emitidas, sob pena de multa diária. Destacou-se que Musk, ciente do papel das redes sociais na coordenação de crimes contra o Estado brasileiro, iniciou uma campanha de desinformação contra o Supremo e o TSE. O CEO do X instigou a desobediência e obstrução à Justiça, além de afirmar que a plataforma não cumpriria mais ordens judiciais brasileiras para bloquear perfis.

O ministro fundamentou que a conduta do X configura abuso de poder econômico e indução à manutenção de condutas criminosas praticadas pelas milícias digitais investigadas, aumentando os riscos à segurança dos membros do Supremo. Ele afirmou que essas ações desrespeitam a soberania do Brasil.

“A conduta do “X’ configura, em tese, não só abuso de poder econômico, por tentar impactar de maneira ILEGAL a opinião pública mas também flagrante induzimento e instigação à manutenção de diversas condutas criminosas praticadas pelas milícias digitais investigadas no INQ 4.874, com agravamento dos riscos à segurança dos membros do Supremo”, resume Alexandre em sua decisão.

“A flagrante conduta de obstrução à Justiça brasileira, a incitação ao crime, a ameaça pública de desobediência as ordens judiciais e de futura ausência de cooperação da plataforma são fatos que desrespeitam a soberania do Brasil”, afirma.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Jornalista

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a