Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Anotar atestado médico na CTPS gera indenização por danos à imagem do profissional

Avatar de
Por:
Publicado em 13/01/2016, às 10:08

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma rede de supermercados a pagar R$ 6 mil de indenização por danos morais a uma balconista. O motivo? A empresa anotou os atestados médicos na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Para a Turma, a atitude é danosa à imagem da profissional, já que tais registros podem prejudicar a reinserção no mercado de trabalho.

A decisão da Turma, em recurso de revista da trabalhadora, reformou decisão das instâncias inferiores, que haviam entendido que a anotação não gerou prejuízo passível de reparação financeira.  Para o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE), “as anotações são um direito do empregado e uma obrigação do empregador, e tais registros constituem a garantia das duas partes do contrato de emprego".  

Divergência jurisprudencial: o ministro Aloysio Corrêa da Veiga ressaltou que a tese aplicada pelo TRT-SE diverge das de outros Tribunais Regionais, além de ser contrária à jurisprudência pacificada pelo TST. "Esse dano não é só evidente como presumido, na medida em que restringe e dificulta a reinserção do empregado no mercado", afirmou o relator.

Por fim, o ministrou lembrou que as anotações da CTPS são reguladas pelo artigo 29, §4º, da CLT, e pela Portaria 41/07 do Ministério do Trabalho e Emprego, ambos vedam registros que possam gerar dano à imagem do trabalhador. A decisão foi unânime.

Para se aprofundar:

Especialização em Direito e Processo do Trabalho

Curso completo para Analista de Tribunais do Trabalho

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a