Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Alavanque seus estudos com a técnica Pomodoro

Avatar de Humberto Albuquerque
Por:
Publicado em 02/10/2019, às 15:52

Para aprovação nos certames não há fórmula exata ou método cem por cento eficaz para todos os candidatos. Mas há algumas estratégias que podem ser adotadas como facilitadoras nessa jornada. O que é consenso é que a tão almejada aprovação é resultado do somatório de planejamento e persistência.

Pensando em lhe auxiliar no seu processo de planejamento, preparamos uma série de técnicas de estudos, ferramentas importantíssimas e de grande valia para sua aprovação. Confira!

Você conhece a técnica Pomodoro? Para você que é concurseiro ou estuda para o Exame de Ordem, talvez essa técnica já seja conhecida, mas se você ainda não conhece, fique calmo! Vamos apresentá-la a você. 

Em que consiste essa técnica?

Para muitos o tempo é um inimigo, mas com a técnica de Pomodoro, aprenda a torná-lo o seu aliado nos estudos ou em atividades do seu interesse. O objetivo dessa técnica é utilizar melhor o seu tempo nos estudos ou em outras atividades, melhorando a produtividade, ajudando a aliviar a ansiedade e evitando a procrastinação.

 Inicialmente, Pomodoro significa “ tomate” em italiano, essa  técnica de estudo foi desenvolvida em 1992, mas só foi divulgada a partir de 1998 pelo seu criador. O nome Pomodoro foi dado devido ao seu criador, o italiano Francesco Cirillo, ter utilizado um cronômetro em formato de tomate para ministrar o uso do seu tempo. 

A técnica consiste em dividir os estudos em blocos, ou seja, você irá fazer pequenas rodadas de estudos com uma quantidade de tempo delimitado. A ideia é que, com uma quantidade de tempo menor para determinado estudo, o cérebro focará melhor no que está sendo aprendido. 

Como deve ser aplicado?

O Pomodoro tradicional é de 30 minutos, sendo 25 minutos de estudo com foco total na atividade que esteja sendo feita, após esses 25 minutos de aprendizagem , o estudante deverá descansar entre 3 e 5  minutos.

O ideal é que em cada pausa de 3- 5 minutos, sejam realizadas atividades que ajudem na sinapse do cérebro, como uma pequena caminhada ou uma atividade laboral. Durante a pausa rápida, evite realizar outras atividades que comprometam a absorção do conteúdo que foi estudo nos 25 minutos. Evite também pensar na matéria ou atividade que foi realizada no período do pomodoro passado.

 No período de sua realização, o Pomodoro não deve ser interrompido por alguém. A técnica tem foco em realizar um trabalho concentrado, ou seja, sem distrações, caso exista alguma interferência nos 25 minutos, esse Pomodoro deve ser desconsiderado e realizado novamente.

 Se você fizer quatro Pomodoros, é interessante que faça pausas maiores. A cada 4 Pomodoros, o estudante deverá realizar uma pausa de 15-30 minutos para um descanso maior, é válido ressaltar que, é  interessante registrar a quantidade e os assuntos ou atividades que foram produzidas com o Pomodoro, assim, você terá controle do que já foi estudo, o que precisa ser revisado e os assuntos que ainda faltam serem vistos. 

 Quais benefícios esta técnica oferece?

A vantagem dessa técnica é  que ela foca em realizar em curto período de tempo uma atividade intensa, como o objetivo de reduzir interrupções e contratempos. A prática desse método também ajuda na concentração e foco.

Vamos juntos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a