A vida é um verdadeiro ganha-perde, por Roberto Shinyashiki - Portal de notícias CERS

A vida é um verdadeiro ganha-perde, por Roberto Shinyashiki

Por:
Atualizado em 20/08/2015 - 13:32

A vida é um verdadeiro ganha-perde, embora seja grande o time do ganha-ganha. Mas, o importante é saber perder.

Você deve estar pensando que perdi o senso de discernimento. Não perdi não. O sucesso de um campeão está em saber tirar das derrotas a força para futuras vitórias.
Vimos isso na Copa 2014. A Campeã Alemanha, que teve grandes derrotas até chegar ao Tetra, é hoje o maior exemplo da característica marcante dos campeões: construíram relacionamentos onde todos os envolvidos lucraram, aprenderam com as derrotas e fizeram o seu melhor.
A construção de relacionamentos iniciou pela busca de harmonia do grupo. Aprenderam que somente com grupo coeso e harmônico se chega a resultados vitoriosos. Depois, traçaram o caminho rumo à vitória.
E, ao traçar o caminho rumo à vitória, continuaram construindo relacionamentos: iniciando pela contratação da mão-de-obra do local onde escolheram sua sede brasileira, até a busca do relacionamento com nossos índios nativos, além da amorosidade e respeito aos moradores de Santa Cruz de Cabrália.
Um campeão não pensa só em si e apenas em fazer sua parte. Ele pensa em fazer sua parte e em ajudar os outros a fazerem a deles. E isso a equipe Campeã, em todo tempo de preparativos, fez com maestria para ser a melhor de 2014.
Como vimos, às vezes para ganhar é preciso perder. Perder com sabedoria. E aprender com os erros para construir depois a vitória.
Já a nossa Seleção, que já teve ganhos fantásticos em Copas do Mundo, foi um exemplo da soberba, cuja reação emocional impulsiva trouxe insegurança. Além dessa insegurança, faltou constância, paciência e crença na vitória.
Sim, faltou crença na vitória. O que nossa seleção demonstrou foi medo. Medo de não corresponder ao que a população desejava.
E esse medo, além da tensão que gerou, foi a maior prova de que aquilo em que você acredita de modo inconsciente vai tender a ser dono das suas ações.
Faltou também visão de oportunidades, o que provoca a perda dos grandes momentos – o que a concorrência, atenta, soube aproveitar.
Então, para se tornar um Líder Campeão, deve-se descobrir e superar os medos inconscientes, aprender com os erros e estar sempre atento às oportunidades.
Pense sobre isso!

Um grande abraço,
Roberto Shinyashiki*

Fonte: http://shinyashiki.uol.com.br/?p=188

 

1º Congresso Online de Inteligência Emocional, Alta Performance e Gestão

Roberto Shinyashiki é um dos palestrantes do 1º Congresso Online de Inteligência Emocional, Alta Performance e Gestão, promovido pelo CERS e Febracis. O evento acontece entre 25 e 27 de agosto, com transmissão ao vivo gratuita pela internet. Acesse o site: http://congresso.cers.com.br/inteligencia-emocional/

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS