A importância do ambiente de estudo na sua preparação - Portal de notícias CERS

A importância do ambiente de estudo na sua preparação

Já pensou em como é importante encontrar um “cantinho” próprio para os seus momentos de estudo?

Por:
Atualizado em 09/07/2019 - 15:39
Ambiente de estudo

Olá, aluno!

Como vão os estudos? Esperamos que você esteja firme na preparação! Sabemos que diversos desafios poderão te acompanhar durante a sua rotina na busca pelo conhecimento. Pensando nisso, separamos uma dica especial que poderá reduzir consideravelmente essas dificuldades e te aproximará ainda mais dos seus objetivos. 

A vida do estudante é corrida, e alguns detalhes importantes acabam passando despercebido! Mas, uma coisa é certa: Esses detalhes poderão ser aquilo que faltava para melhorar o seu rendimento na hora de estudar. E por isso, merecem a devida atenção!  Por exemplo: Já pensou em como é importante encontrar um “cantinho” próprio para os seus momentos de estudo?

Estudar na cama, no escuro e com um ambiente que te distraia? Isso é um risco e além de comprometer a sua produtividade, prejudicará a sua concentração e memorização. Estar em um lugar limpo, organizado, e com uma boa iluminação poderá garantir motivação, incentivo e otimização do seu tempo. 

É importante ter em mente que não há fórmula secreta ou geral! Cada estudante tem seus gostos e individualidades, e poderão se adaptar de forma diferente a ambientes diversos. Por isso, a auto-análise inicial é essencial para que você perceba quais as características que te fazem ter um melhor rendimento. Separamos uma lista que servirá como roteiro e te ajudará a colocar seu ambiente em ordem e adaptá-lo às suas necessidades.

 – Escolha o local adequado para se concentrar

Sabemos que nem todos os alunos têm a possibilidade de possuir um lugar próprio para estudar. Contudo, o silêncio, a iluminação adequada, uma boa ventilação e alguns instrumentos básicos são requisitos fundamentais quando se procura o local ideal. Pode ser um quartinho, um cômodo desocupado, um espaço na sala, ou até um ambiente de estudos compartilhado. O ideal é que esses requisitos estejam presentes, e que você se sinta confortável. Só não dá pra estudar com qualidade ao mesmo tempo que se tem barulho, calor, e coisas que te desconcentram do foco principal. 

 – Antes de estudar, reserve um tempo para classificar, organizar e limpar o seu ambiente

Sabe aquela mesinha cheia de papéis, livros amontoados, e até lixo que passou despercebido? Não pode mais fazer parte da sua rotina de estudos! Jogue fora tudo que não for necessário para aquele momento: lixo, papéis, canetas que não funcionam; organize os livros de forma que fiquem visíveis, mas não bagunçados: prateleiras são uma boa solução. Faça uma limpeza geral e deixe apenas aquilo que for essencial! Você não precisa de nada além de força de vontade e um paninho de limpeza para executar essa tarefa! E acredite, é um dos passos mais importantes nesse roteiro.

 – Tenha bons materiais à sua disposição

Você não precisa ter os livros mais caros, as canetas mais atrativas, os cadernos mais enfeitados. Mas, você precisa de bons materiais. Lembre-se que eles serão os seus instrumentos durante a preparação; e para que o “trabalho” seja bem feito, os instrumentos deverão estar à altura. Tenha aquilo que precisa para estudar com qualidade.

 – Personalize a sua mesa de estudos

Aqui, sua criatividade poderá ser explorada. Para aqueles que gostam de personalizar os materiais de estudo, isso pode ser importante. Utilizar marca-texto, post-it e adesivos poderão te estimular nesses momentos, e se isso fizer parte do seu estilo, é super válido !

 – Tenha disciplina 

Evite distrações! Tudo aquilo que reduz a sua produtividade deve ser afastado durante seus momentos de preparação. Reserve um horário no dia para as redes sociais, por exemplo, e tente não acessá-las quando estiver estudando. Colocar o seu celular no modo avião evitará o recebimento de ligações ou mensagens durante um tempo estipulado, e poderá te ajudar a ser disciplinado.

 – Por fim, é só manter todos esses passos e desfrutar de um ambiente agradável para os seus estudos ! 

A medida que você se acostumar com o novo ambiente, perceberá alguns detalhes que poderão, ainda, ser aperfeiçoados. A partir daí, é só usar a criatividade e aproveitar aqueles dias de disposição para melhorar o seu ambiente.  

Não esqueça: Você ocupará esse ambiente todos os dias até o alcance dos seus objetivos. Pense inteligente, invista na sua preparação.

Vamos juntos com você até nos mínimos detalhes ! Bom estudo!

COMENTÁRIOS