Entre as atuações da Advocacia Pública, destaca-se o importante papel de defesa do Erário Público em ações judiciais que são propostas em face do Poder Público. Muitas dessas ações são de valores vultosos e que podem fazer a diferença em qualquer orçamento público, prejudicando a realização de políticas públicas imprescindíveis a assegurar a observância de direitos fundamentais de primeira necessidade.
Em razão disso, enquanto o juiz deve gerir o processo de forma adequada, as partes comparticipam dessa comunidade de trabalho (processo), levando fatos relevantes, bem como argumentações jurídicas em prol de seus interesses, tudo nos limites da ética.
O advogado público, nessa dinâmica, ostenta uma obrigação a mais se comparado com os demais componentes dessa comunidade, pois, não defende o interesse propriamente de uma pessoa jurídica, mas de toda coletividade, do interesse público. Por isso, deve dominar todas as informações necessárias para a defesa, quer sob o aspecto fático, quer sob o aspecto da argumentação jurídica, como, a defesa processual (preliminares) e a defesa de mérito (direta e indireta).
E a defesa do Município e do Estado de SP foi fundamental em caso bilionário, em que o Tribunal Regional Federal da 3a. Região reconheceu não só a coisa julgada (preliminar), como a prescrição, em acórdão que deve ser lido por todos aqueles que pretendem ingressar nessa importante carreira e fazer jus à confiança da população na defesa dos interesses da coletividade.
Arquivo PDF – Minuta de julgamento: Indenizatória
Veja também:
O novo Código de Processo Civil e seus reflexos para Concursos da Carreira Jurídica – Luciano Rossato
Curso Carreiras Jurídicas 2015 – Módulos I e II
Curso de Resolução de Questões Objetivas e Subjetivas para Carreiras Jurídicas 2015
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques