Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

4 coisas que todo calouro de Direito precisa saber sobre o primeiro período

Avatar de
Por:
Publicado em 19/01/2017, às 14:54

A transição entre escola e faculdade de Direito pode ser um momento conturbado para muitos estudantes. Afinal, são muitas novidades e oportunidades nesse novo universo. Mas, uma coisa é certa quando o assunto é faculdade: o primeiro período é sempre o mais difícil.

O status de calouro é inevitável que todos, um dia, vão precisar carregar. E, para tornar esse período mais tranquilo e agradável (afinal de contas, você já entrou na faculdade de Direito!), reunimos dicas importantes para sobreviver sem problemas ao primeiro semestre. Confira:

Vai ter trote sim!

Uma das primeiras preocupações dos recém-aprovados é o tão temido trote. Tradição antiga nas faculdades de todo o mundo, o trote é o momento em que os veteranos fazem "brincadeiras" com os calouros.

Farinha no cabelo, sujeira de tinta e outras pegadinhas mais criativas são possíveis trotes que você vai passar nos primeiros dias de aula. Alguns estudantes mais receosos podem sentir um pouco de medo dessas brincadeiras, mas não se preocupe! O segredo é levar tudo na boa, respeitando sempre os seus limites. Tente se divertir e aproveite para fazer amizades.

Nada de recreio ou pedir permissão pra ao banheiro

Práticas muito enraizadas no seu tempo de escola devem ser abandonadas quando se chega ao meio universitário. Passado o ensino médio, não tem essa de pedir para o professor para sair de sala seja para o que for:  ir ao banheiro, beber água, falar com a diretora, encontrar um amigo no corredor ou até mesmo ir para casa. A responsabilidade é só sua e é bom saber usar.

Da mesma forma, o termo "recreio” está proibido! Essa palavrinha é abominada por quem está na faculdade e pode render umas boas piadinhas. Mas, caso aconteça, não surte e entre na brincadeira também.

Trabalhos “mais ou menos” não passarão

Se você acha que vai conseguir enrolar os professores da faculdade, está muito enganado! O professor é um ser super ligado em tudo, mais velho e mais experiente que você e, além de tudo isso, já foi universitário e passou pelas mesmas coisas. Por isso, nada de tentar passar a perna nos professores, enchendo linguiça em todos os trabalhos e provas possíveis.

O segredo é ter um bom planejamento e evitar acumular os projetos. A exigência na faculdade é bem maior do que no colégio e vai te fazer crescer como profissional. Nada de corpo mole!

Liberdade é poder escolher as disciplinas que mais gosta 

Depois da matrícula, geralmente, o estudante recebe um documento (seja impresso ou virtual) com as disciplinas em que ele foi matriculado, junto à carga horária, créditos, horários das aulas e outras informações. Algumas instituições elaboram até uma programação especial para dar boas-vindas aos calouros.

Nesse primeiro momento, a maioria dos estudantes seguem com as disciplinas já propostas pela grade. Mas, diferente da escola, na faculdade você tem a chance de decidir os horários, disciplinas e até os professores que vão te acompanhar durante o semestre. Então se prepara, porque o computador e a internet vão ser seus melhores amigos na hora de escolher como montar a grade.

Leia também: Retrospectiva 2016: atualize seu material de estudo

Passei no vestibular de Direito: e que fazer?

Você pode se interessar por:

CURSO RETROSPECTIVA 2016.2

CURSOS PREPARATÓRIOS PARA O EXAME DE ORDEM

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a