O Concurso Nacional Unificado (CNU) é a coqueluche do momento no vasto universo dos concursos públicos no Brasil. A novidade tem despertado grande expectativa por conta da elevada quantidade de vagas disponibilizada pelos órgãos que compõem o Executivo Federal. Diante disso, muito concurseiro ainda não sabe por onde começar seus estudos visando este certame unificado do governo federal.
Leia também: Concurso Nacional Unificado: prazo para adesão termina esta semana
Concurso Nacional Unificado (CNU)
O chamado de “Enem dos Concursos”, o Concurso Nacional Unificado apresenta como proposta a aplicação de uma única prova em todo o território nacional, contemplando vagas em vários setores. Além disso, a partir de pacotes temáticos, haveria uma prova mais específica, dependendo do cargo almejado. A previsão é que o edital seja publicado no dia 20 de dezembro, no entanto, os estudos devem começar muito antes disso.
Não espere pelo edital
Caso você esteja esperando a publicação do edital para iniciar seus estudos, suas chances de aprovação serão muito afetadas, de forma negativa. Com a prova marcada para março de 2024, teremos somente três meses de estudo para quem der início a preparação somente a partir da publicação do edital.
Como iniciar os estudos para o Concurso Nacional Unificado (CNU)
Enquanto o edital ainda não foi publicado, o ideal é você centrar seus esforços nos conteúdos de conhecimento comum, aqueles que serão cobrados na aferição de conhecimento de todos os candidatos, independente do cargo ou grupo temático.
As disciplinas mais prováveis do núcleo comum
Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico e/ou Matemática
Informática
Atualidades
Humanística (Administração Pública, Administração Geral e Ética no Serviço Público)
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques