Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Novo Concurso AFT já está autorizado pelo governo federal. O cargo de Auditor Fiscal do Trabalho está entre os mais atrativos, principalmente por conta da remuneração, que pode passar, inicialmente, dos R$ 22 mil. Sem realizar concursos a 10 anos, o último foi em 2013, a expectativa para o edital é gigantesca. O que leva muita gente a perguntar quando serão as provas. A aposta do professor Renato Saraiva, referência nacional no ensino do Direito do Trabalho e fundador do CERS Cursos Online, é de que as provas devem se aplicadas em março de 2024. Outro ponto forte deste certame é o nível de escolaridade, que exige nível superior em qualquer formação.
Leia também: Quase metade dos atuais cargos AFT estão vagos
Novo Concurso AFT: quando serão as provas?
Em uma concorrida live apresentada na manhã desta terça-feira, 20 de junho, o professor Renato trouxe todos os detalhes do aguardado concurso para Auditor Fiscal do Trabalho. Em sua fala, o professor e jurista apontou um indicativo de calendário.
“Diante de minha vivência em concursos anteriores, eu deixo aqui o meu palpite de que devemos ter banca definida em setembro de 2023, Edital em dezembro de 2023 e Provas em março de 2024. Essa deve ser a lógica, inclusive já utilizada em certames deste porte, com o da Receita Federal, por exemplo”.
Renato Saraiva
A escolha da banca
Ainda não se sabe qual a banca vai ser escolhida para comandar o Novo Concurso AFT. Mas, segundo o professor Renato, o concurso deve também seguir a lógica de editais anteriores. Sendo assim, três bancas surgem como potenciais candidatadas: Cebraspe (favorita), FGV (sempre tem chance) e FCC (terceira opção).
“Eu diria que certamente será uma destas três. O Cebraspe, quando ainda se chamava Cespe, foi a banca do último concurso e eu apostaria nela para o novo certame. Mas, não de pode deixar de lado a possibilidade da FGV e, correndo por fora, a Fundação Carlos Chagas”, aponta Saraiva.
Renato Saraiva
Último Concurso AFT
O último concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho (Concurso AFT) ocorreu no ano de 2013, tendo a Cespe, atual Cebraspe, como banca organizadora. Na ocasião, foram 100 vagas para o cargo. Inscreveram-se para o concurso cerca de 48 mil candidatos, o que representa uma concorrência de 480 candidatos/vaga. Na ocasião, o concurso AFT teve as seguintes etapas:
Prova Objetiva – P1: Conhecimentos Básicos (eliminatório e classificatório) – 100 questões
Prova Objetiva – P2: Conhecimentos Específicos (eliminatório e classificatório) – 120 questões
Prova Discursiva – P3: 3 questões discursivas + 1 dissertação (eliminatório e classificatório)
Prova Discursiva – P4: 3 questões + 1 parecer técnico (eliminatório e classificatório)
Sindicância de vida pregressa (eliminatório)
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques