Você já pensou em ser papiloscopista? - Portal de notícias CERS

Você já pensou em ser papiloscopista?

Por:
Atualizado em 05/09/2014 - 16:48

A Polícia Civil do Rio de Janeiro lançou concurso público com 100 vagas para papiloscopista. Os interessados devem ter nível superior completo e carteira de habilitação na categoria B. O salário é de R$ 4.830,63.

Você nunca pensou em seguir a carreira? Não sabe quais são as atribuições do cargo? O diretor do Instituto de Identificação Félix Pacheco, Márcio Pereira de Carvalho – seu futuro chefe -, nos concedeu uma breve entrevista sobre o assunto.

 

1. Quais são as atividades diárias desse profissional?

As atividades do Papiloscopista são de natureza pericial criminal, ou seja, realizar perícias em pessoas vivas ou cadáveres para chegar a real identidade desta pessoa. Também atua na perícia em local de crime visando a identificar fragmentos de impressões digitais deixadas nestes locais pelos supostos criminosos.

 

2. Como funciona na prática e quais as etapas da coleta de dados e investigação?

Em pessoas vivas, coletam-se as impressões digitais com o uso de tinta ou por live scanners (digitalizadas) sempre que a Autoridade Policial ou Judiciária solicitar. Pode-se confirmar a real identidade do preso, do capturado, do indiciado ou do réu; pode-se também gerar um RG criminal na base de dados quando a pessoa não for registrada no Rio de Janeiro.

Em pessoas mortas, coleta-se as impressões digitais da mesma forma, para atribuir a real identidade do morto e assim permitir a lavratura da certidão de óbito.

E na perícia em local de crime o objetivo é descobrir que pessoas passaram pela cena do crime através da perícia nos fragmentos de impressões digitais eventualmente deixados no local.

 

3. Qual deve ser o perfil do concurseiro que deseja ingressar na carreira?

Quanto ao perfil do Papiloscopista, este deve ser uma pessoa afeita às atividades policiais, criteriosa e organizada para que tenha um bom resultado nas suas perícias, ser uma pessoa curiosa por natureza para buscar sempre a aprimoração da sua técnica de perícia e ser um cidadão ciente da contribuição do seu trabalho para o bem da sociedade para o qual trabalha.

O que me motivou a seguir a carreira foi exatamente o que entendo ser o perfil desejado acima descrito, principalmente servir à sociedade como Policial trabalhando sempre para mudar para melhor.

Concurso

Se você acredita que possui o perfil e se interessou pela profissão, não perca as inscrições para esse concurso! O prazo é até o dia 12 de outubro pelo site da banca organizadora (www.ibfc.org.br). A taxa de participação custa R$ 90. A prova objetiva será aplicada no dia 16 de novembro. 

Então não perca essa oportunidade e inicie a sua preparação da melhor forma possível. A boa notícia é que o CERS oferece um curso online específico para o certame, que contempla os principais pontos exigidos no edital. Todo o conteúdo em um só lugar, com professores experientes, e didática aprovada pelo mercado. Confira:

Papiloscopista/RJ – Curso intensivo de dicas e resolução de questões

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS