Um 2013 de novidades para você - Portal de notícias CERS

Um 2013 de novidades para você

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Cursos ainda mais completos, interatividade, informação e utilização de novas tecnologias é o que promete o diretor pedagógico do CERS, Renato Saraiva, para este ano

Por Ana Laranjeira

“Ele chegou”, diz a equipe sorrindo ao ouvir a voz do Diretor Pedagógico do CERS, Renato Saraiva, ecoar pelos corredores da empresa. Com personalidade forte e expansiva, Renato começa o dia de trabalho visitando os setores e conversando animadamente com os colaboradores. Toda essa simpatia conquistou não apenas os que trabalham junto a ele no CERS Cursos Online, mas milhares de brasileiros que confiam seus sonhos nos projetos inovadores em educação criados pelo professor.

De um primeiro ano com pouco mais de 3 mil alunos, em 2009, para o incrível número de 182 mil discentes em 2012, houve na interseção uma história de muita luta e conquistas. Renato já passou aperto, usou todas as economias e vendeu bens pessoais para concretizar a ideia de criar o maior centro de ensino online do país. Deu certo.

Hoje, o CERS cresce vertiginosamente em estrutura e qualidade, com estúdios de gravação no Recife (sede), Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. E crescer ainda mais faz parte dos planos para 2013. “Salvador recebeu uma sub-sede, com mais seis estúdios e uma área de 300m²”, afirma o diretor. Em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, há ainda um estúdio sendo estruturado. Além disso, existe o projeto de construir outro em Belo Horizonte, onde existem professores que já fazem parte ou estão capacitados para ingressar no corpo docente da empresa.

O investimento na seleção de uma equipe de professores diferenciada permitiu, inclusive, a aprovação de 17 alunos do CERS no último concurso para procurador do Ministério Público do Trabalho, que selecionou um total de 37 candidatos. “Nossos alunos representam quase 50% dos aprovados! Isso me deixou extremamente feliz. Mostra que toda dedicação vale a pena”, comenta Renato. O diretor acredita que o fato de ter mestres que atuam na área de forma prática facilita a transmissão do conhecimento. Dentre os professores do curso preparatório do CERS para o MPT estão a desembargadora Vólia Bonfim e os professores Flávio Gondim e Débora Tito, ambos procuradores. “Conquistas como esta devem se multiplicar de agora em diante”, explica Renato Saraiva.

Em uma longa conversa com o diretor, ele destrinchou quais os planos e objetivos para este ano. As novidades são muitas e prometem trazer inúmeros benefícios aos estudantes. Acompanhe:

CERS TV  
“O CERS TV é um projeto novo que trabalhamos por um ano inteiro para que se concretize com a qualidade e eficácia que planejamos”, diz. Trata-se de um site que concentra todo o conteúdo de vídeos complementares do CERS e Portal Exame de Ordem. Programas, reportagens, dicas, coberturas de eventos, tudo em um espaço exclusivo, fácil de navegar e em um ambiente diferente das aulas. O aluno matriculado nos cursos do CERS torna-se automaticamente assinante do CERS TV e tem acesso a todos os vídeos e programação da grade. Quem não é aluno pode assinar a programação por um valor simbólico.

Dentre os novos programas estão o Por Dentro da Lei, onde o jornalista Joffre Melo aborda detalhes da legislação que interferem no dia a dia da população; o Café com Letras, com o professor Rodrigo Bezerra, que recebe convidados para tomar um café e bater um papo informal sobre curiosidades da nossa língua; e o Botequim Jurídico, apresentado pelo próprio professor Renato Saraiva, onde ele convida professores, amigos e grandes nomes da área jurídica para uma conversa de Botequim. Um happy hour descontraído onde os convidados podem afrouxar o nó da gravata.

“Estou muito empolgado em apresentar o Botequim Jurídico. Nosso cenário é um Botequim com tudo o que temos direito, garçom, bebidas, comidas de boteco e música ao vivo. Neste espaço informal, o público poderá conhecer um pouco o lado boêmio de grandes figuras da área, que falarão de suas intimidades, do seu dia a dia pessoal e profissional, tudo em um clima muito descontraído”, completa Renato.

NOVOS SITES          
O site do CERs e o Portal Exame de Ordem também foram reformulados. Novo layout, formato muito mais fácil de navegar, rápido acesso às abas dos cursos, aos blogs, notícias e melhor sistema de busca. “Os alunos vão adorar e terão tempo de se acostumar à nova interface. Toda a mudança será orientada e explicada pelos nossos técnicos, que estarão sempre à disposição para sanar dúvidas, apesar do sistema ser bastante intuitivo”, explica.

CURSOS  
Em 2013, o CERS pretende manter o padrão de qualidade e ampliar ainda mais o leque de serviços. “Investiremos nos cursos preparatórios para a área fiscal e de tribunais, reformularemos os cursos de pós-graduação criando novas grades e ingressaremos na área corporativa”, afirma o diretor. Uma equipe especializada já vem trabalhando na prospecção de empresas e entidades que queiram investir na capacitação de seus funcionários e servidores com cursos à distância.

CONGRESSOS E FEIRAS   
Estar presencialmente com os alunos é algo que a empresa valoriza. “Existe uma dedicação especial do CERS em criar aproximação com seu público. Isso acontece de maneira bem estreita nos congressos, aulões e feiras que participamos e promovemos, pois há interação pessoal entre professores, alunos e funcionários”, diz Renato.

A empresa continuará presente nesses eventos permitindo aos alunos conhecer de perto seus mestres. Mas estar presencialmente em um lugar significa não estar em todos os outros lugares do país, portanto, o gestor pretende investir principalmente em grandes transmissões online, que possam levar informação e conteúdo ao Brasil inteiro.

“Este ano voltaremos a promover nossos Congressos online. Uma novidade é que todos eles acontecerão de forma gratuita e com certificação”, promete. Palestrantes de renome já passaram pelos estúdios do CERS, como os juízes Bento Herculano, Luciano Martinez e Rodolfo Pamplona, além do desembargador federal do trabalho, Dr. Carlos Henrique Bezerra. “Isso significa que o público terá acesso a uma informação privilegiada e gratuita, que ele pode assistir de casa e ainda receber o certificado para apresentar onde for necessário”, completa o diretor.

TECNOLOGIA   
Atendendo às necessidades das inúmeras produções em vídeo do CERS, a empresa conta agora com um estúdio móvel, uma van equipada com todos os aparelhos necessários para transmissões externas. “Esse novo recurso possibilitará transmissões mais dinâmicas e um conteúdo ao vivo muito mais presente na nossa programação”, planeja o professor.

CERS EDITORA
Além disso, o CERS embarca em um projeto grandioso que vem modificando os hábitos de estudos dos brasileiros: os livros digitais. O lançamento dos primeiros títulos, ainda em 2012, trouxe ao mercado obras inéditas e exclusivas do CERS que tem como diferencial a interatividade. É possível encontrar, em meio às páginas, vídeos onde os professores explicam os conteúdos mais densos. “Somente ler não é mais suficiente para uma geração que cresceu com o Youtube. Hoje, o vídeo faz diferença para a compreensão do tema e dá credibilidade ao autor”, comenta o diretor.

Entre as publicações já lançadas estão a coleção inteira do Portal Exame de Ordem, par quem pretende prestar a prova da OAB, e o livro Mais de 600 dicas para o TRT-RJ, que traz indicações de temas indispensáveis para o estudo de quem pretende se submeter a uma seleção da instituição. Os livros podem ser encontrados através do aplicativo do CERS Editora, para Android, IOS e PC.

“Esta será a grande ferramenta do ano!”, afirma Renato. “Os alunos podem acessar os livros digitais em computadores ou tablets. Claro que as obras estarão protegidas com um sistema de segurança antipirataria, que garante o padrão de qualidade”, finaliza.

Outra novidade é que o mesmo sistema dos livros digitais será utilizado na produção do material complementar das aulas. Dessa forma, no mesmo espaço onde assiste às vídeo-aulas os alunos poderão também, de acordo com a indicação do professor, adquirir o livro ou material de estudos ideal, voltado para aquele curso específico.

“É o futuro do conhecimento, aqui pertinho, acontecendo com a gente”, completa Renato com animação. Para solidificar a ideia, o CERS promoverá descontos e pacotes promocionais onde o aluno comprará o curso e os livros digitais com preços bem menores.

REVISTA
A Revista Edital é um dos mais novos meios de comunicação do CERS com os alunos, e surgiu com a necessidade de gerar um conteúdo informativo extra, melhor trabalhado e completo. “Esta primeira edição chega seguindo o padrão dos livros digitais, onde os alunos podem clicar e ler as matérias, acessar links com informações adicionais, assistir vídeos e outras interações tecnológicas que já são marcas registradas do CERS”, diz o professor.

A ferramenta tem o intuito de auxiliar os alunos com dicas para o seu dia a dia de estudos, com matérias informativas, úteis e divertidas.

PARCERIAS
O CERS trabalha em parceria com diversas outras empresas, que se ajudam e formam uma corrente de sucesso. “No 2º semestre de 2012, a OAB Pernambuco foi nossa parceira. Promovemos cursos práticos gratuitos para os advogados cadastrados na secção e o retorno foi super positivo, tanto que abriu caminho para uma parceria com o Conselho Federal da OAB. Portanto, este ano ofereceremos cursos práticos para novos advogados, recém-aprovados no Exame de Ordem e que estejam em dia com o Conselho para que eles possam se familiarizar com o dia a dia da profissão antes de ingressar no mercado”, afirma Renato.

O UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo DaVinci também é parceiro do CERS na promoção dos cursos de pós-graduação. E este ano o Complexo também firmará parcerias com Tribunais, Ministérios Públicos e Associações de classe oferecendo cursos e descontos para servidores destas instituições.

A livraria Lei Nova abriga todos os livros físicos produzidos pelo CERS Editora e disponibiliza a compra online aos alunos e interessados. Livros preparatórios para concursos em todas as disciplinas e a coleção completa para o Exame de Ordem podem ser encontrados no site www.leinova.com.br.

ESPORTES       
O MMA é uma paixão do professor Renato Saraiva. Acreditando na força dos esportes, a empresa investe em projetos que impulsionam a sociedade. “As Artes Marciais Mistas representam o esporte que mais cresce no mundo, portanto, pretendemos sim continuar investindo. Os eventos internacionais trazem, cada vez mais, nomes brasileiros que já se consagram entre os grandes campeões mundiais. Além disso, a filosofia do esporte se encaixa com a mensagem que o CERS deseja deixar para os seus alunos: força, perseverança, dedicação e privação”, diz Renato.

Em 2012, o lutador Júnior Cigano foi garoto propaganda do CERS Cursos Online, presente em muitas das campanhas, promoções e projetos da casa. A fórmula deu tão certo, que o contrato se estendeu por mais um ano. “Cigano já é um grande amigo, parceiro, nosso garoto propaganda oficial e assim continuará em 2013”, sentencia o diretor.

Este ano, o campeão peso-pena do UFC, José Aldo, também carregou a marca do CERS na defesa do cinturão, em Las Vegas, na 156ª edição do evento.

PROJETOS SOCIAIS 
Uma campanha de sucesso em 2012 foi a Promoção do Dia das Crianças. Parte da renda dos cursos vendidos na data beneficiou o Lar do Amanhã e o Lar do Amor com uma ajuda de R$21.800. As instituições abrigam crianças e idosos carentes, oferecendo estrutura, acomodação, atividades de lazer, aulas e serviços de saúde essenciais para a comunidade, que fica no Cabo de Santo Agostinho – PE. O cantor e compositor Nando Cordel é o criador da Fundação e também parceiro do CERS.

“O CERS tem ajudado ainda uma ONG em Salvador, fundada pelo treinador Yuri Calton, que treina crianças para aprender as técnicas de MMA. Compramos todos os uniformes deles e agora eles estão cheios de orgulho para lutar. É muito bonito”, afirma.

Além disso, os funcionários do CERS, por iniciativa própria, costumam arrecadar alimentos e fundos para instituições de caridade no Recife.

INVESTIMENTO INTERNO         
Capacitação, incentivo e aperfeiçoamento dos talentos foram peças essenciais para melhorar ainda mais o atendimento e conteúdo de aulas, de forma profissional e objetiva. A empresa alcançou boa parte das metas, mas acredita que em 2013 é preciso fazer mais.

“Este ano estamos implantando o plano de cargos e salários e oficializaremos o Plano de investimento no funcionário, com critérios pré-estabelecidos que geram confiança mútua. Respeitamos muito nossos funcionários e acreditamos em seu potencial”, afirma o diretor. O CERS já trabalha com o sistema de participação nos lucros como forma de incentivo e assim, os colaboradores crescem junto com a empresa.

QUEBRA DE PARADIGMAS
Há alguns anos atrás, os cursos online não tinham tanta força e ainda caiam no descrédito. O CERS vem mudando este cenário e mostrando que confiança se conquista com respeito e dedicação, independentemente da distância física entre professor e aluno.

O professor Renato acredita que o ensino online veio para democratizar o conhecimento. “As pessoas que moram no interior antes tinham que vir pra capital assistir aula, hoje não. A banda larga possibilita o mesmo nível de preparação em qualquer lugar do Brasil.

Uma das principais vantagens do curso online é que não se perde tempo em engarrafamento, trânsito, deslocamento, e existe flexibilidade de horário. Hoje quem trabalha o dia todo tem chance de estudar. Democratizou o ensino. As coisas estão acontecendo e nós estamos surfando nessa onda, graças a Deus. É o futuro! Aos poucos as pessoas estão migrando”, diz Renato.

Em 2013, com os investimentos citados nessa matéria e uma boa dose de otimismo, o CERS pretende crescer em 50% o número de alunos. Se você está lendo esta matéria, faz parte dessa história de sucesso. “Vamos Juntos!”.

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS