Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Tudo sobre os concursos de TRT

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 06/02/2018, às 14:48 Atualizado em 11/10/2018 às 16:06

Tribunal Regional do Trabalho

Órgão que compõe a Justiça do Trabalho no Brasil juntamente com as Varas do Trabalho e com o Tribunal Superior do Trabalho. Portanto, a mais alta instância trabalhista. Dessa forma, os Tribunais Regionais do Trabalho (TRT), usualmente, correspondem à segunda instância na tramitação de um processo trabalhista, apreciando recursos ordinários e agravos de petição, mas detêm competências originárias de julgamento, em casos de dissídios coletivos, ações rescisórias, mandados de segurança, entre outros.

Sendo assim, os TRTs estão distribuídos pelo território naciona. Portanto, sua área de jurisdição normalmente corresponde aos limites territoriais de cada estado-membro.

Concursos TRT

Esse ano já estão confirmados os concursos do TRT 6 (PE), TRT 15 (SP) e TRT (BA). A expectativa, portanto, é que ainda em 2018, outros Tribunais Regionais do Trabalho iniciem os processos para realização de novos certames. Sendo assim, este é um ano promissor para os concurseiros que sonham com as carreiras da área tribunal, sobretudo para os Tribunais Regionais do Trabalho.

 

São inúmeros benefícios para quem opta pela área, por isso, elencamos os pontos mais importantes da preparação para TRT’S:

Oportunidades de nível médio e superior

Os certames para tribunais regionais do trabalho podem exigir nível médio, para os cargos de técnico judiciário, e nível superior, para analistas. Nas oportunidades para analista judiciário da área administrativa, os candidatos podem ter formação em qualquer área de atuação. Já os cargos da área judiciária exigem formações específicas, em sua maioria em Direito.

Conteúdos similares

As disciplinas exigidas nos editais dos concursos dos TRT’s costumam ser bem semelhantes, o que permite que o conteúdo estudado sirva para as provas de diferentes tribunais.

Português, direito constitucional, direito administrativo, administração financeira e orçamentária (AFO), raciocínio lógico e informática são matérias carimbadas nos editais tanto para técnico quanto analista. Pode acontecer de alguma destas disciplinas não ser cobrada, como informática, e outras que não estavam previstas aparecer no edital.

Mas os candidatos que estudam antecipadamente a base desses conteúdos saem em larga vantagem, podendo se dedicar com calma as disciplinas específicas que deverão ser cobradas de acordo com o tribunal, como é o caso da disciplina de Direito do Trabalho para os TRT. Cada tribunal possui seu regimento interno e legislações relacionadas à sua competência, que costumam ser cobradas nos editais.

Perfil das bancas organizadoras

Cada banca organizadora dos concursos possui um estilo de prova. No caso das seleções para tribunais do trabalho, a Fundação Carlos Chagas (FCC) e o Cespe/UNB são as bancas mais recorrentes, facilitando a preparação. No caso de outra instituição elaborar a seleção, o impacto será igual para todos os candidatos.

Vagas em todo o Brasil

Apesar de os tribunais terem designações distintas e regiões de abrangência próprias, a justiça do trabalho é um ramo especializado da justiça da União. Portanto, é possível solicitar remoção de uma localidade para outra.

Mais candidatos convocados do que previstos no edital

Não desista de um concurso de tribunal caso ele ofereça poucas vagas. Os certames desta área costumam nomear mais aprovados do que a quantidade de vagas previstas no edital.

Concursos em andamento

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região – Pernambuco

Edital publicado em 05 de fevereiro de 2018. As vagas oferecidas são para os cargos de técnico e analista. O último certame foi realizado no ano de 2012 e teve vencimento em 2016. Na época, a banca organizadora responsável pelo certame também foi a FCC. Confira aqui todos os detalhes sobre o concurso do TRT PE!

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – São Paulo

O concurso público já foi autorizado. Espera-se que sejam ofertadas vagas para os seguintes cargos: Técnico Judiciário Área Administrativa, Técnico Judiciário Área Judiciária e Oficial de Justiça Avaliador. O quantitativo dessas vagas ainda não foi definido. O último certame foi realizado em 2013 e a banca examinadora foi a Fundação Getúlio Vargas.

Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – São Paulo

O concurso público já foi autorizado e a banca examinadora já foi escolhida! Será a Fundação Getúlio Vargas. O último certame para o órgão foi realizado em 2013 com vencimento para o início de 2018. Confira aqui mais detalhes sobre o TRT 15!

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região – Rio de Janeiro

O concurso público já foi autorizado e a banca examinadora já foi definida: Instituto AOCP. Espera-se que o edital saia já no primeiro semestre de 2018, já que o último certame foi realizado no ano de 2012 e teve vencimento em 2017. Na época, foram oferecidas vagas para os cargos de técnico e analista. Confira aqui todos os detalhes sobre o concurso para o TRT RJ!

Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região – Goáis

O concurso já foi autorizado e a banca já está contratada. A Fundação Carlos Chagas foi escolhida como examinadora do certame. No concurso, haverá vagas para os cargos de técnico e analista. O último certame foi realizado no ano de 2013 e teve seu vencimento em setembro de 2017. Confira aqui todos os detalhes sobre o concurso do TRT 18!

Concursos previstos

Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região – Distrito Federal

Espera-se que haja novo concurso público para o órgão, já que o último realizado foi no ano de 2012 e teve sua validade vencida em setembro de 2017. Na ocasião, foram ofertadas 28 vagas, mas 445 candidatos foram nomeados.

Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí

Espera-se que seja realizado um novo concurso público para o órgão em 2018. Uma vez que o último certame foi aplicado em 2010 e venceu em 2015. Na ocasião, foram ofertadas vagas para os cargos de técnico e analista.

Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região – Paraíba

A expectativa é que haja concurso público para o órgão em 2018 porque o último certame foi realizado em 2005 com vencimento no ano de 2010. Na ocasião, foram ofertadas vagas para os cargos de técnico e analista.

Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região – Espírito Santo

Espera-se que haja concurso público para o órgão em 2018. Pois a validade do último certame vence em fevereiro deste ano. Inclusive, nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, o TRT 17 autorizou o certame durante sessão administrativa do Pleno do Tribunal.

 

Concursos recentes finalizados

Tribunal Superior do Trabalho – TST

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região – Ceará

Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região – Mato Grosso do Sul

Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a