Tudo sobre as etapas do concurso da PC/PE - Portal de notícias CERS

Tudo sobre as etapas do concurso da PC/PE

Por:
Atualizado em 05/03/2015 - 11:35

No próximo dia 26 de abril, bacharéis de Direito, apaixonados pelas carreiras policiais, estarão realizando a primeira etapa do certame da Polícia Civil de Pernambuco, com 100 vagas para o cargo de Delegado. As inscrições permanecem abertas até o dia 29 de março.

Os candidatos serão submetidos a provas objetiva e discursiva, avaliação física e psicológica, exame médico, investigação social, além do curso de formação profissional. Entenda cada fase de avaliação:

Prova objetiva e discursiva

As provas, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas na cidade do Recife e região metropolitana. A prova objetiva ocorrerá na parte da manhã (8h15 às 13h15) e a discursiva à tarde (15h15 às 19h15), ambas no dia 26 de abril.

Na avaliação objetiva, o candidato irá responder 100 questões tipo múltipla escolha, com cinco opções de resposta, sendo uma única correta. A prova irá contemplar as seguintes disciplinas: Estatuto dos Policiais Civis de Pernambuco (Lei Estadual nº6.425/1972), Medicina Legal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Especial. O candidato será considerado que acertar, no mínimo, 50% das questões será considerado aprovado.

Já a prova discursiva será composta por quatro questões, cada uma valendo 25 pontos. As avaliações serão corrigidas por uma banca de professores examinadores, que vão avaliar os seguintes aspectos: acerto jurídico das respostas dadas; manutenção do tema proposto; progressão no desenvolvimento das ideias e não contradição entre os argumentos apresentados; articulação entre as partes do texto; não fuga à obviedade das ideias propostas; clareza e precisão; formulação linguística, segundo as regras morfossintáticas, ortográfica e de pontuação da norma padrão do português. Nas questões de conhecimentos serão cobrados conteúdos de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Processual Penal.

Avaliação física

Nessa etapa de avaliação os candidatos deverão apresentar atestado médico datado de, no mínimo, 30 dias antes do dia do exame. O atestado deve possuir o CRM do médico responsável, garantindo que o candidato está apto para o esforço físico decorrente de todos os testes aos quais será submetido durante a avaliação. Os locais de realização do Exame de Aptidão Física serão determinados pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) e divulgados no site www.upenet.com.br.

De caráter eliminatório, a avaliação será composta por quatro exercícios: Flexão de Braços na Barra Fixa, Salto em Distância, Flexão Abdominal e Corrida Aeróbica.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

Para candidatos do sexo masculino:

a) Executar no mínimo três flexões consecutivas na barra fixa

b) Saltar a distância mínima de 2,14 metros

c) Executar no mínimo 30 flexões abdominais em um minuto

d) Percorrer no mínimo 2.350 metros em doze minutos

Para candidatos do sexo feminino:

a) Executar no mínimo uma flexão na barra fixa

b) Saltar a distância mínima de 1,66 metros

c) Executar no mínimo 23 flexões abdominais em um minuto

d) Percorrer no mínimo 2.020 metros em doze minutos

Avaliação psicológica

Também de caráter eliminatório, essa fase tem o objetivo de fornecer à Comissão Examinadora do Concurso elementos que possam reconhecer no candidato as características descritas na Portaria GAB/PCPE nº 601, de 09 de agosto de 2006.

O exame consiste na aplicação e na avaliação de instrumentos psicológicos, objetivos e científicos, que visam avaliar se o candidato possui perfil adequado ao exercício das atividades inerentes ao cargo ao qual concorre, aplicada da seguinte forma: 1 instrumento projetivo ou 1 expressivo de personalidade; 1 inventário de personalidade ou 1 questionário; dinâmica de grupo (no caso de aplicação coletiva) e entrevista individual. Podendo, ainda, utilizar os testes de atenção difusa e atenção concentrada.

Exame Médico

O exame médico, de caráter unicamente eliminatório, será realizado pelo IAUPE e objetiva aferir se o candidato apresenta condições físicas e psíquicas para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas do cargo.

Investigação Social

A etapa tem o objetivo de verificar a conduta ético-moral do candidato. A investigação será realizada pela Polícia Civil do Estado de Pernambuco, no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de nomeação.

Você pode se interessar pelo seguinte conteúdo:

Curso para delegado da Polícia Civil de Pernambuco 2015 (Resolução de Questões)

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS