Tudo que você precisa saber sobre as provas para Delegado da PC/DF - Portal de notícias CERS

Tudo que você precisa saber sobre as provas para Delegado da PC/DF

Por:
Atualizado em 20/01/2015 - 15:44

Duas etapas divididas entre oito avaliações: prova objetiva, prova discursiva de conhecimentos jurídicos, avaliação de capacidade física, prova oral, prova de títulos, investigação social e avaliação médica, além de curso de formação profissional. É este o caminho que os candidatos do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal irão trilhar até o sonho da aprovação.

Os concurseiros que almejam uma das 100 oportunidades para o cargo de delegado deverão estar para preparados em cada uma das fases, que exigem instrução e treinamento específicos. Estar atento às particularidades de cada avaliação é essencial!

Prova Objetiva

Prevista para o dia 10 de maio, a prova objetiva exige uma atenção especial do concurseiro. Não só por ser a primeira avaliação, o candidato deve estar como todos os conteúdos, exigidos em edital, estudados, além de estar familiarizado com o estilo de cobrança da Fundação Universa.

A prova será composta por 200 itens, no estilo Certo e Errado, abordando questões sobre as disciplinas de Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Processual Civil, Empresarial, Penal, Processual Penal, Tributário e Ambiental. Unir o estudo do conteúdo teórico com a resolução de questões é uma forma eficaz de assimilar todas as disciplinas.

Prova Discursiva de Conhecimentos Jurídicos

Com duração de quatros horas e marcada para o dia 26 de julho, a segunda avaliação será composta por três questões dissertativas e elaboração de uma peça prático-profissional, referente à atividade de polícia judiciária – as duas somam o valor máximo de 30 pontos.

Na prova discursiva de conhecimentos jurídicos, o concorrente não pode deixar de rever todo o material estudado na avaliação anterior. Aprofundar esses conteúdos, revisar as questões, além de estudar as legislações complementares dispostas no edital irão colaborar para uma preparação completa. Atenção! Aspectos do domínio da modalidade escrita, como ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular, também serão avaliados.

Avaliação de Capacidade Física

Uma rotina de preparação física e uma dieta rigorosa são essenciais para a aprovação nessa etapa. Na prova física, não adianta só ter domínio do conteúdo teórico, o que vale é a sua preparação e condicionamento durante a avaliação.

O principal aliado do concurseiro antes dessa etapa começa no cardápio. Uma alimentação balanceada e programada ajudam, não só no aumento da força física, como também tem reflexo direto na resistência do candidato.

Prova Oral e de Títulos

O candidato, na prova oral, versará sobre as disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal, em sessão pública perante todos os membros da banca examinadora. Nessa etapa será imprescindível o conhecimento das disciplinas em seu aspecto técnico, de acordo com os temas sorteado. A banca vai avaliar o domínio do conteúdo jurídico, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo.

Na prova de títulos serão aceitos os títulos de Doutorado, Mestrado, Pós-graduação e experiência profissional. A pontuação de cada título pode ser analisada no edital abaixo.

Confira aqui o edital.

Curso de Formação Profissional

O curso, de caráter eliminatório e classificatório, terá carga horária de 406 h/a. As aulas serão de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, podendo se estender aos sábados, domingos, feriados e período noturno, a critério exclusivo da Academia de Polícia Civil.

Preparação em foco

Para você que vai concorrer ao concurso de delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, o CERS tem o curso ideal visando uma preparação completa para a prova objetiva. Com professores experientes nos concursos para polícia, material de apoio de qualidade e suporte técnico, o CURSO PARA DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL oferece dicas teóricas sobre os principais pontos das disciplinas do edital, além de resolução de questões no estilo CERTO e ERRADO. Aproveite! O Curso está com preço promocional até o dia 31 de janeiro.

Saiba mais: CONCURSO DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF 2015) – PROJETO UTI DE DICAS E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS