Tudo o que você precisa saber para estudar para o INSS - Portal de notícias CERS

Tudo o que você precisa saber para estudar para o INSS

Por:
Atualizado em 28/01/2015 - 13:23

Criada com base no Decreto nº 99.350, em 1990, o INSS consiste em uma autarquia do Governo Federal brasileiro, vinculada ao Ministério da Previdência Social. O órgão atua no recebimento de contribuições para manutenção do regime geral da Previdência Social, além dos serviços de apoio ao cidadão, como pagamento da aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial ao idoso, entre outros.

Por ser uma instituição de grande tradição e renome, todo edital lançado para o INSS tem sempre grande aceitação por parte dos concurseiros, o que gera uma disputa acirrada pelas vagas. Atualmente, foi solicitada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a realização de um concurso público para o órgão. Estão previstas mais de 4.500 vagas, distribuídas entre os cargos de analista seguro social, perito médico previdenciário e técnico do seguro nacional.

O último certame, organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), entre 2011 e 2012, teve mais de 1 milhão de inscritos. Foram nomeados mais de quatro mil profissionais – 2.500 candidatos a mais que o número de vagas originalmente oferecido.

Nessa edição a avaliação foi composta por 20 questões de Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Regime Jurídico Único (RJU), Informática, Raciocínio Lógico, Ética, além das 40 questões de Direito Previdenciário. 

Dica do professor Frederico Amado para INSS

Atenção, concurseiros! Foco em Direito Previdenciário. Segundo Frederico Amado, pelas recentes atualizações e mudanças previdenciárias, o concurso provavelmente irá explorar o assunto. O professor ainda alerta que o candidato deve estar atento às modificações na pensão por morte e auxílio-reclusão da MP 664 e ao seguro-defesa que, pela MP 665, passou a ser de competência do INSS.

Você pode se interessar por:

CURSO PARA O CONCURSO DE TÉCNICO DO INSS 2015 CURSO COMPLETO (TEORIA E QUESTÕES)

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS