Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Teste seus conhecimentos para o concurso do TRE SP

Avatar de
Por:
Publicado em 29/09/2016, às 10:51

QUESTÃO-CONCURSO-TRE-SPA prova objetiva do concurso para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP) está prevista para 12 de fevereiro de 2017.

Ou seja, os candidatos possuem um bom tempo para se preparar para o certame. E umas das principais disciplinas exigidas no edital é Direito Eleitoral.

Teste seus conhecimentos e bons estudos!

 

 

 

1. A convenção do partido Alpha escolheu, dentre outros, Tício e Tércio para candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual, respectivamente. Publicada a lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral, verificou-se que os registros das candidaturas de Tício e Tércio não haviam sido requeridos pelo partido. Nesse caso, Tício e Tércio:

 a) não poderão concorrer às eleições, podendo apenas reclamar da omissão ao órgão de direção nacional.

 b) só poderão concorrer às eleições se a Justiça Eleitoral conceder prazo suplementar ao partido Alpha para formalizar os requerimentos de registro.

 c) poderão requerer o registro de suas candidaturas perante a Justiça Eleitoral dentro das quarenta e oito horas seguintes à publicação da lista de candidatos.

 d) só poderão concorrer às eleições se o partido Alpha formular o requerimento de registro de suas candidaturas no prazo de três dias em relação a Tício e de cinco dias em relação a Tércio.

 e) deverão ajuizar ação de obrigação de fazer contra o partido Alpha para obrigá-lo a requerer o registro.

 

2. No que concerne à propaganda no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, é correto afirmar que:

 a) o tempo diário de cada partido, se houver segundo turno, será proporcional à votação obtida no primeiro turno.

 b) é permitida a utilização da propaganda de candidaturas proporcionais como propaganda de candidaturas majoritárias e vice-versa.

 c) é permitida, no segundo turno das eleições, nos programas eleitorais de cada partido, a participação de filiados a partidos que tenham formalizado apoio a outros candidatos.

 d) a Justiça Eleitoral fará corte instantâneo de programa eleitoral gratuito ofensivo à honra de candidato, à moral e aos bons costumes.

 e) é permitido ao partido político utilizar na propaganda eleitoral de seus candidatos, em âmbito regional, a imagem e a voz de candidato ou militante de partido político que integre a sua coligação em âmbito nacional.

 

3. Um dos candidatos a Prefeito Municipal de determinado município teve o pedido de registro impugnado, tendo o Juiz Eleitoral, afinal, declarado a sua inelegibilidade. A decisão transitou em julgado e o registro do referido candidato foi cancelado após o termo final do prazo de registro. Nesse caso:

 a) o partido deverá convocar nova convenção partidária para a escolha do substituto.

 b) o candidato a Vice-Prefeito disputará a eleição como candidato a Prefeito Municipal.

 c) a Comissão Executiva do respectivo partido poderá fazer a escolha do substituto.

 d) não será possível a substituição por já ter se encerrado o prazo legal para registro de candidaturas.

 e) o candidato cujo registro foi cancelado poderá disputar a eleição e, se for eleito, assumirá o candidato a Vice-Prefeito.

 

Gabarito:

1. C

2. E

3. C

 

tre-sp-concurso-curso-questõesPara otimizar os seus estudos, nada melhor do que estudar sob a orientação de professores experientes em concurso para tribunais. Seguindo o cronograma das aulas, você estuda os principais conteúdos do edital e fica bem preparado para a prova.

O CERS oferece um CURSO COMPLETO PARA ANALISTA JUDICIÁRIO – TEORIA E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES. São aulas inéditas para este certame, com simulado para testar seus conhecimentos e canal de contato com os professores experientes para tirar todas as suas dúvidas durante os estudos.  

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a