Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

TCE/SP: saiba como se preparar para o concurso

Avatar de
Por:
Publicado em 02/10/2015, às 15:00

Se você está se preparando para o concurso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, confira as dicas do professor Alan Martins sobre o certame e bons estudos:

Estão abertas as inscrições, até às 14h do próximo dia 23 de outubro, do concurso para o cargo de Auxiliar de Fiscalização Financeira II do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE/SP. Serão 125 vagas em jogo, com cinco reservadas para candidatos portadores de deficiência. Os vencimentos são de R$ 4,606,80, já incluídas as gratificações, sendo exigido como grau de escolaridade o Ensino Médio Completo.

Trata-se de uma excelente oportunidade, não apenas para aqueles que não possuem escolaridade de nível superior, mas, também, para o concurseiro que busca a aprovação em concursos voltados para carreiras fiscais, mesmo que o seu principal objetivo seja um cargo de nível superior. Pode ser um ótimo primeiro passo para, mais adiante, continuar estudando rumo à conquista de um lugar ao sol entre as carreiras mais almejadas da área fiscal, tais como os cargos de Auditor-Fiscal e Analista-Tributário da Receita Federal, Fiscal do ICMS ou do ISS, Auditor-Fiscal do Trabalho e Auditores de Tribunais de Contas.

Para os candidatos que já vem estudando para Tribunais de Contas ou carreiras fiscais em geral, todas as disciplinas do conteúdo programático do concurso já fazem parte de seus estudos rotineiros. São elas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Informática, Atualidades, Noções de Legislação, Noções de Administração Pública e Noções de Administração Financeira e Orçamentária.

Sobre a preparação desses candidatos, a primeira recomendação é dar maior enfoque à resolução de exercícios e dicas dos professores, claro que concentrando-se em questões estilo Fundação Carlos Chagas, a banca examinadora do certame.

Mas, além disso, é importante salientar dois pontos de atenção.

O primeiro refere-se à disciplina Noções de Legislação, em relação à qual é importante o candidato saber que: 1º) Parte da legislação exigida não respresenta muita novidade, consistindo em temas de  Direito Administrativo cobrados em qualquer concurso; 2º) A outra parte deve ser estudada com maior intensidade, pois se refere a leis estaduais paulistas, com destaque para a Lei 10.261/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo) e a Lei complementar 709/93 (Lei Orgânica do TCE/SP), muito importantes e com elevado potencial de cobrança na prova, por serem as leis que regem os servidores estaduais e o órgão estadual que está selecionando.

O segundo ponto de atenção refere-se à disciplina Noções de Administração Pública. Um detalhe dessa matéria é que o conteúdo programático não se restringe a temas de Administração, possuindo forte conteúdo jurídico, com tópicos de Direito Administrativo, a exemplo de “atos administrativos”. Outro aspecto é que a Lei Orgânica do TCE/SP também consta nessa disciplina, embora parcialmente, acompanhada, desta feita, por uma parte do Regimento Interno do órgão.

O concurso também deve despertar o interesse do público concurseiro de outras áreas, especialmente pelo bom número de vagas que oferece. Ademais, são apenas sete matérias e, até a data da prova, prevista para 06/12/2015, a depender da intensidade dos estudos, há tempo mais do que suficiente para recuperar eventual diferença em relação a quem já vinha estudando essas disciplinas, sem prejuízo de espaço no cronograma de estudos para exercícios e muita atenção às dicas dos professores.

Bons estudos a todos!

Você pode se interessar por:

CONCURSO PARA O TRIBUNAL DE CONTAS DE SÃO PAULO 2015 – PROJETO UTI DE DICAS TEÓRICAS E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES – AUXILIAR DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA II

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a