Sua voz reflete quem você é? - Portal de notícias CERS

Sua voz reflete quem você é?

Por:
Atualizado em 20/10/2014 - 15:17

Paciência ou agressividade? Sociabilidade ou dificuldades em interagir? O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC) ouviu 400 executivos de grandes empresas brasileiras para saber se as características vocais dos profissionais refletem aspectos relevantes dos profissionais. 

Em matéria publicada no site da Revista Exame, a fonoaudióloga e coordenadora da pesquisa, Rosângela Curvo Leite afirmou que a voz configura-se como uma das principais ferramentas de comunicação, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Essas interpretações, no entanto, são subjetivas e dependem das experiências profissionais desses executivos.

O estudo revelou que 90% dos profissionais percebem a influência da voz (timbre, modulação e intensidade), seja ela positiva ou negativa, na imagem que criamos das pessoas presentes no nosso dia a dia de trabalho. Além dessas impressões, a voz pode ser o diferencial para aqueles que almejam cargos importantes em sua carreira. Para 58,7% dos entrevistados, as características vocais refletem a personalidade de cada trabalhador, transmitindo ou não passividade, liderança, sociabilidade, competência profissional, inteligência, além de ânimo e humor.

Soluções possíveis

Apesar de algumas características da nossa voz serem genéticas, e portanto, incapazes de mudança, medidas podem serem feitas para otimizar sua produção vocal.

Segundo Rosângela, “Vozes vibrantes, por exemplo, são comumente associadas à capacidade de persuasão do indivíduo; as graves são relacionadas ao autoritarismo; as agudas, à fragilidade”. A fonoaudióloga também comenta que existem técnicas que trabalham a respiração, postura e intensidade, as quais podem contribuir a aspereza, rouquidão e tremor da voz. Uma dica simples e sempre muito eficaz é ingerir água várias vezes ao dia, garantindo a hidratação das pregas vocais.

Você pode se interessar por:

CURSOS DA ÁREA JURÍDICA

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS