Sete frases que nunca devem ser ditas por um concurseiro - Portal de notícias CERS

Sete frases que nunca devem ser ditas por um concurseiro

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Estudante deve resolver as adversidades sem arranjar constantes desculpas

Por Ana Laranjeira

Ser positivo durante a preparação para concursos é uma das características encontradas na maioria dos servidores aprovados em órgãos públicos. A forma como o estudante age, fala e sente faz toda a diferença no sucesso ou ruína dos seus planos. Se você anda cabisbaixo, precisando daquele gás de positividade e esperança, trate de retirar do seu vocabulário as 07 frases que listamos abaixo:

1) “Estava esperando mais informações” 
Concurseiro proativo não espera que o concurso venha até ele, mas sim vai atrás de todas as informações necessárias para participar da seleção. Olhar os sites de notícias, acompanhar os documentos publicados pela banca organizadora, as retificações no edital e tudo que se relacione ao certame é essencial. Também é bom garantir que todas as informações foram compreendidas.

2) “Eu odeio ou acho chato”      
Não adianta o quanto você detesta uma matéria, se ela está no edital, você vai ter que estudar. Disso, não há como fugir. Deixe as lamentações de lado e encare o desafio. No final, aprender aquele conteúdo “chato” pode ser bastante gratificante.

3) “Eu não tive tempo”     
Caso não tenha tido tempo para estudar para um certame específico, ao invés de se manter repetindo isso como justificativa para todos que torceram por você (o que não fará o tempo voltar), é melhor reorganizar o seu cronograma de acordo com o próximo concurso de seu interesse e não repetir o erro.

4) “Eu poderia ter feito diferente”    
A caminhada rumo à aprovação é um caminho difícil, mas ficar se torturando pensando no que você poderia ter feito de diferente para passar naquele certame específico, não vai trazer a oportunidade de volta. Passar pelas decepções pensando no que será feito daqui para frente é muito mais animador do que ficar olhando para trás pensando em nas falhas.

5) “Isso não é justo”       
Só reclamar das injustiças que você enfrentará junto aos certames, bancas organizadoras, familiares e amigos não ajuda em nada. Evitar esta frase mostra que você é proativo e que, em vez de reclamar, procura resolver o problema, sem se lamentar.

6) “Desculpe pela decepção…” 
Muitas pessoas no entorno do concurseiro torcem e sofrem junto, com cada perda e cada ganho. Mas a escolha, a frustração ou os louros são todos do candidato. Se você fez o seu melhor, não há motivo para pedir desculpas aos amigos e familiares por não ter alcançado (ainda) a aprovação. No dia certo, eles irão comemorar.

7) “Será que vale a pena?”      
A lógica de estudar com foco e dedicação é exatamente alcançar objetivos. É óbvio que se dedicar a um projeto de vida faz todo sentido. O que poderia dar mais sentido à vida do que ter um objetivo? Portanto, troque imediatamente esta pergunta pelo eficiente clichê: “A dor é passageira, mas o ganho é eterno”.

Você também pode se interessar pelo seguinte conteúdo:

10 inovações legislativas que todo concurseiro precisa saber – Revista Edital 16ª edição – Versão PDF

 

Ouça o CERSCAST: Tudo sobre o Exame de Ordem

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS