Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Saúde: exercícios físicos contribuem para atividade cerebral

Avatar de
Por:
Publicado em 06/01/2015, às 18:44

Não é só uma questão de perda de peso! Estudos comprovam que a atividade física constante, mesmo que em curtos períodos de tempo, impactam positivamente a atividade cerebral e, por consequência, os estudos. Pesquisas e trabalhos científicos mostraram, ao longo dos anos, que durante a realização de um exercício o hipocampo, região localizada nos dois lados do cérebro e essencial para as memórias de aprendizado e formação, entra em funcionamento ativo.

Novos estudos confirmam novos benefícios para o cérebro, ainda mais complexos, provocados pela prática de atividade física. Em pesquisa publicada pela Universidade de Illionois, comprovou-se que a massa branca cerebral, composta por uma rede de nervos e fibras responsável por conectar e transmitir sinais do cérebro de uma parte para outra, torna-se mais fibrosa e compacta durante uma atividade. Uma vez mais ágil e compacta essa massa, mais rápida e eficiente serão as funções do cérebro, contribuindo para uma melhor aprendizagem.

Outro estudo recente, realizado na Universidade de Montreal, descobriu que os adultos que se exercitavam mais tinham as melhores performances nos testes cognitivos. A preservação da elasticidade, decorrente da prática de atividades físicas, pode ser um dos mecanismos a retardar o envelhecimento cognitivo e garantir também a saúde do seu coração.

Exercícios e estudo

A prática da atividade física é comprovadamente importante e tem reflexos positivos durante o estudo, mas muitos concurseiros se perguntam: durante a jornada de estudos para um concurso, vou ter tempo disponível para praticar algum exercício? A resposta é sim! Especialistas afirmam que os primeiros 20 minutos de qualquer movimento para alguém considerado sedentário, promovem a maior parte dos benefícios para a saúde. A prática de atividades físicas, não só permite que se mantenha um corpo saudável, mas também uma mente saudável, contribuindo diretamente na atenção e rendimento durante a preparação para um certame.

Você pode se interessar por:

CARREIRAS JURÍDICAS

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a