Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Sandro Bernardes participa de seminário sobre 50 erros mais comuns em licitações

Avatar de
Por:
Publicado em 09/05/2016, às 14:59

O professor do CRES Cursos e auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Sandro Bernardes, ministrou palestra no Seminário sobre “50 erros mais comuns em licitações: análise de casos”, realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) na última sexta-feira (29). O professor abordou o tema a partir de casos concretos, analisados especialmente com base em entendimentos da jurisprudência e do TCU.

Em sua fala inicial, Sandro Bernardes comentou sobre a evolução de procedimentos, nos últimos anos. “Nos meus 15 anos de atuação no TCU, tenho presenciado uma melhoria nas licitações e contratações realizadas pela administração pública, o que é compreensível, já que grande parte do trabalho é desenvolvido por nós, técnicos. Durante esse tempo também houve retrocessos, mas, de modo geral, o trabalho de campo nos mostra esse aprimoramento”, enfatizou.

Durante sua apresentação, o auditor de controle externo mencionou a importância de as instituições adotarem mecanismos de controle interno capazes de mitigar riscos e estabelecer controles nas aquisições públicas. Ele frisou, ainda, a importância das análises de risco e dos estudos técnicos preliminares. “Áreas centrais para a estruturação da atividade-fim, a exemplo da Tecnologia da Informação, devem ser precedidas de detalhadas análises de risco, para evitar a descontinuidade das atividades das instituições. É temerário, por exemplo, prefeituras contratarem empresas terceirizadas para desenvolverem seus sistemas de arrecadação”, finalizou Sandro.

O evento teve o objetivo de abordar os erros e suas repercussões, além das boas práticas para evitá-los e resolvê-los. Acesse a apresentação do professor e auditor de Controle Externo do TCU, Sandro Bernardes (período da manhã). 

Com informações da Escola Nacional de Administração Pública

Leia também: Concursos 2016: confira as oportunidades para área fiscal

Matemática Financeira para concursos nas carreiras fiscais

Você pode se interessar por:

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO PARA CONCURSOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS (FISCAL DO ICMS E FISCAL DO ISS) – PROF. SANDRO BERNARDES (DISCIPLINA ISOLADA)

ISOLADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO – CURSO COMPLETO EM QUESTÕES DO CESPE – PROF. SANDRO BERNARDES/BSB

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS – PROF. SANDRO BERNARDES/BSB (DISCIPLINA ISOLADA)

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a