Saiba como controlar a ansiedade durante a realização da sua prova - Portal de notícias CERS

Saiba como controlar a ansiedade durante a realização da sua prova

É necessário enfrentar a situação, controlando as expectativas e cobranças que surgem em excesso desde a preparação.

Por:
Atualizado em 08/08/2019 - 16:12
Saiba como controlar a ansiedade durante a realização da sua prova

Sabemos como a rotina de estudos é desgastante, e quantas preocupações acabam ocupando a mente do estudante desde o momento em que este decide se dedicar a essa rotina, até o esperado dia da aprovação. A ansiedade, poderá estar presente durante todo o processo, virando uma “bola de neve” e a verdadeira inimiga da sua saúde e, automaticamente, da concretização da sua meta.

É preciso saber lidar com a situação, controlando as expectativas e cobranças que vêm em excesso, e muitas vezes, por motivos que não deveriam importar naquele momento. Ademais, é importante ainda enfatizar que, se essa ansiedade for tratada desde cedo, evitará futuras frustrações. Lembre-se, cuidar da sua saúde, seja física ou mental, também faz parte da preparação para o seu concurso. E quanto antes você aprender a controlar o problema, menor será a probabilidade deste lhe prejudicar durante a realização do respectivo certame.

Visto isso, iremos sugerir algumas dicas que te ajudarão no momento em que a ansiedade resolver atrapalhar o seu rendimento:


1- Dê a devida atenção aos seus hábitos.

Sejam eles alimentares ou esportivos. O que é consumido ou as atividades que são realizadas durante o período de estudo devem ser utilizadas ao seu favor. Escolha bem os seus alimentos, e procura manter uma rotina de atividades físicas. Não faça mais que o seu limite permite, mas procure sempre ocupar o corpo! Isso gastará a sua energia, e diminuirá a ansiedade na hora que você precisar se concentrar nos estudos.

  2- Não se prive. 

É certo que a maioria dos concurseiros precisam abrir mão de muitos hábitos que não colaboram com os estudos. Contudo, não se prive de tudo! Saiba selecionar os momentos certos para ir ao cinema, sair com os amigos, namorar, ir à igreja, ou fazer outras atividades que lhe tragam prazer. Estabeleça momentos específicos para isso na sua semana. Você ganhará um ânimo, e aliviará a pressão imposta durante os momentos de concentração nos estudos.

   3 –  Se conheça e, se precisar, procure ajuda!

Seja de um amigo em que você confia, ou de um profissional. Pedir ajudar nesse momento pode ser essencial! Às vezes, todos os passos anteriormente citados podem não ser suficiente, e só um profissional poderá te ajudar a controlar a sua ansiedade. Então, não perca tempo! Faça o que estiver ao seu alcance, mas se permita pedir uma ajuda. Não esqueça, isso também faz parte da sua preparação!

   4- Na hora da prova, lembre-se do seu objetivo!

Se não foi possível controlar essa expectativa em excesso, e ela “atacar” durante a prova, respire fundo e lembre-se do porquê de você está ali. Tenha em mente que aquele momento será passageiro, e que você precisa fazer valer a pena todo o esforço. A única coisa que poderá te prejudicar é a sua própria mente. Então, repita para si mesmo que é capaz, e se lembre rapidamente de tudo aquilo que você renunciou para garantir que o momento de aprovação chegasse. Somente você é capaz de controlar o momento de ansiedade. Confie em si mesmo, e lute pelo seu objetivo!

Desejamos uma excelente preparação. Esse momento não precisa ser angustiante para você. Estaremos juntos até a grande aprovação!

Boa prova!

 

COMENTÁRIOS