Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Rumo à 2ª fase do concurso para Analista de Promotoria do MP/SP

Avatar de
Por:
Publicado em 25/06/2015, às 17:37

Dois temas de redação e cinco questões discursivas. Esse será o desafio a ser enfrentado pelos aprovados na 1ª fase do concurso para Analista de Promotoria do Ministério Público de São Paulo. O gabarito da prova objetiva foi divulgado na última terça-feira (23) e pode ser conferido aqui. Agora é intensificar os estudos para garantir uma das 107 vagas oferecidas pelo certame, com provas escrita e discursiva marcadas para o dia 16 de agosto.

Os temas de Direito Penal ou Direito Processual Penal, Tutela dos Interesses Difusos e Coletivos ou Direito Processual Civil serão cobrados nas redações. Já a prova discursiva exigirá os demais conhecimentos expostos em edital. Os exames terão duração de 4 (quatro) horas e visam avaliar a capacidade do candidato em desenvolver a proposta apresentada, com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade. Serão avaliadas, ainda, a organização do texto, a análise e síntese dos fatos examinados, assim como a correção gramatical.

O que levar?

O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas, constante da Convocação, com antecedência mínima de 60 minutos, munido de:

a) caneta de tinta azul ou preta e corpo transparente, lápis preto e borracha macia; e

b) original ou xerox autenticada de um dos seguintes documentos de identificação: Cédula de Identidade (RG), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação, expedida nos termos da Lei Federal nº 9.503/97, Passaporte, Carteiras de Identidade expedidas pelas Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

O que faz um Analista de Promotoria?

Caso aprovado, o candidato a Analista de Promotoria I (Assistente Jurídico) será lotado nas Regiões Administrativas do Ministério Público, podendo atuar junto aos órgãos que exerçam funções de execução. Entre as atividades desempenhadas pelo profissional estão notadamente:

Elaborar: minutas de peças processuais, pareceres e outras manifestações próprias da função de execução, além de análises, estudos, exames, pesquisas, relatórios e trabalhos de natureza jurídica atinentes a feitos judiciais ou procedimentos administrativos de alçada do Ministério Público;

Auxiliar: na realização de audiências, reuniões e sessões, referentes à execução de atividades processuais ou extraprocessuais do Membro do Ministério Público;

Acompanhar: o andamento de processos judiciais, inquéritos policiais ou civis ou procedimentos administrativos, sob a presidência do Ministério Público, prestando informações ao membro do Ministério Público;

Realizar: diligências determinadas pelo Membro do Ministério Público;

Manter: registro e controle das atividades desenvolvidas, apresentando os consequentes relatórios;

Cumprir: no que couberem, as disposições aplicáveis aos Oficiais de Promotoria I e demais servidores, em especial, as estabelecidas pelo Ato (N) nº 595/2009–PGJ, de 26 de junho de 2009 e pelo Ato Normativo 664/2010 – PGJ-CGMP-CSMP, de 08 de outubro de 2010;

Exercer: outras tarefas que lhe forem atribuídas pelo órgão do Ministério Público, desde que compatíveis com sua condição funcional.

Entre os principais atrativos do cargo está o salário, que pode chegar a R$ 5.219,27, com as gratificações, a carga horária de 40h semanais e, como todo bom concurso público, a estabilidade e benefícios.

Preparação        
Pensando especialmente nessa 2ª fase do certame, o CERS elaborou um curso de excelência com experientes mestres em concursos públicos, que abordarão de maneira teórica os principais conteúdos do edital, orientando os candidatos quanto à elaboração das questões discursivas e da própria redação. Este é um curso essencial para todos que desejam se preparar e chegar plenamente capacitados para resolver as questões subjetivas da prova. Clique abaixo para mais informações:

CURSO TEÓRICO PREPARATÓRIO PARA A 2ª FASE DO CONCURSO DO MP/SP – PARA O CARGO DE ANALISTA DE PROMOTORIA I (ASSISTENTE JURÍDICO)

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a