Reportagem Especial - ?Defensor Público: o advogado concursado? - Portal de notícias CERS

Reportagem Especial – ?Defensor Público: o advogado concursado?

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

É cada vez maior o número de pessoas que chegam ao fim do curso de Direito e ficam perdidos, sem saber o que fazer. Muitos trilham o caminho do concurso público. Outra boa parte sonha mesmo em ser advogado, contudo teme um futuro de poucos clientes e instabilidade financeira. A partir de hoje vamos mostrar que o bacharel pode sim ser advogado e ainda adquirir a sonhada estabilidade financeira, tudo através do concurso para Defensoria Pública.

A Defensoria Pública é o órgão estatal que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas destes serviços. Isto porque a assistência jurídica integral e gratuita aos hiposuficientes é garantida pela Constituição da República.

Para ingressar na Defensoria Pública, além de formação em direito, é preciso ter, no mínimo, dois anos de experiência, e ser aprovado em um rigoroso concurso de provas e títulos. Na defesa dos interesses de seus assistidos os Defensores Públicos têm atuação no primeiro e no segundo graus de jurisdição, com titularidade e atribuições específicas em razão da matéria a ser examinada.

Recentemente, o CERS firmou uma importante parceria com a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo dessa iniciativa é proporcionar uma preparação específica para concursos de Defensorias. A Defensoria carioca, criada na década de 50, é a primeira do Brasil e da America Latina.

Atualmente, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro realiza anualmente mais de um milhão de atendimentos. “Essa parceria vem unir a didática dos melhores defensores do Brasil com um grupo de ensino referência nacional no ensino jurídico”, explica Guilherme Saraiva, Diretor Executivo do CERS.

Na próxima reportagem, mostraremos os caminhos e atalhos que o candidato deve seguir para se tornar um Defensor Público. Não percam. Vamos trazer dicas de estudo e como deve ser a preparação do candidato em sua jornada para ser um “Advogado Concursado”.  

Clique aqui e saiba como funciona a parceria CERS / FESUDEPERJ.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS