Renato Saraiva: trajetória e inspirações - Portal de notícias CERS

Renato Saraiva: trajetória e inspirações

Por:
Atualizado em 21/10/2015 - 16:42

Nascido na pequena cidade de Itaguaí, litoral do Rio de Janeiro, o hoje professor Renato Saraiva precisou sair por diversas vezes da sua zona de conforto para conquistar os objetivos que almejou durante toda a vida. Aos sete anos de idade, mudou-se da sua cidade natal para favela de Vigário Geral, na capital, onde entrou para as estatísticas como mais um menino pobre do subúrbio carioca. Qualquer matemático, em uma conta simples, daria o resultado dessa probabilidade. Mas, apoiado pela família, Renato transformou os números em esperança, vendo na educação uma alternativa para dar um novo rumo a essa história.

O gosto pelos estudos surgiu na juventude, quando um grande cartaz na rua o convidou a participar da seleção para sargento da Aeronáutica. Nosso protagonista enxergou neste concurso uma porta de saída da favela. “Meu pai gastou as economias em um cursinho preparatório e eu estudei por seis meses seguidos, uma média de 15 horas por dia”, conta Renato. Tanta dedicação valeu a pena, e ele foi aprovado dentre os 16 mil candidatos que concorriam as 500 vagas disponíveis.

Colhendo os frutos de uma preparação de sucesso, o jovem Saraiva decidiu não parar por aí. Após se graduar em Direito, estudou com afinco nas horas livres para participar de concursos nas carreiras jurídicas. Rapidamente passou para Oficial de Justiça da Justiça do Trabalho e, mais tarde, foi aprovado também para assumir o cargo de Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho na PRT 6ª Região. O último exigiu sua mudança para o Recife, capital pernambucana.

“Mesmo trabalhando no que gosto, eu tinha o sonho de ajudar outras pessoas que, como eu, não tiveram muitas oportunidades na vida e que, na maioria dos casos, só precisam de um pequeno empurrão para assumir as rédeas do seu futuro e, finalmente, se destacar”, afirma Renato. Assim, surge o Complexo de Ensino Renato Saraiva, hoje CERS Cursos Online, que oferece preparatórios para concursos em diversas áreas.

Inspiração
Perguntado sobre as personalidades que o inspiraram durante sua trajetória, Renato Saraiva citou Bill Gates e a banda inglesa Beatles como seus grandes referenciais de trabalho e dedicação. Já seus exemplos de persistência ele vê no produtor cinematográfico Walt Disney, no americano Sam Walton, fundador do Walmart, e no professor e juiz William Douglas, que nunca desistiu dos seus objetivos mesmo após diversas reprovações em concursos.   

“Para aqueles que desejam enxergar além do óbvio, sugiro a leitura do livro A estratégia do Oceano Azul, de Renée Mauborgne e W. Chan Kim. Ele te ensina a ir em busca de novos espaços e perspectivas de vida e carreira. Vale a pena”, completa o professor e empreendedor, concluindo também essa matéria.

 

Clique aqui e conheça mais sobre os preparatórios do CERS Cursos Online.

 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS