RECURSO MPU - PROFª. ELISABETE MOREIRA - Portal de notícias CERS

RECURSO MPU – PROFª. ELISABETE MOREIRA

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Recurso Prova Discursiva
Analista e Técnico Administrativo
MPU

Profa. Elisabete Moreira

 

 “As coisas que queremos e parecem impossíveis

só podem ser conseguidas com teimosia pacífica”

Mahatma Gandhi

 

Questão discursiva


Analista Administrativo

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da importância do mapeamento de competências em uma organização pública para a implantação da referida política. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

·         principais métodos e técnicas para a realização do mapeamento de competências;

·         encadeamento dos passos ao se realizar esse mapeamento;

·         aplicação dos resultados do mapeamento.


1 – Principais métodos e técnicas para a realização do mapeamento de competências

– Objetivo do mapeamento: identificar o gap ou lacuna de competências, ou seja, a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização (Ienga, 1998).

– Diversos métodos e técnicas podem ser usados para mapear as competências (Bruno-Faria e Brandão, 2003 e Brandão e Bahry, 2005):

 

Pesquisa-documental: para análise do conteúdo da missão, visão de futuro, dos objetivos estratégicos e outros documentos relativos à estratégia organizacional (Carbone et al., 2005) e que compõem o planejamento estratégico;

 

Coleta de dados: com pessoas chaves da organização, através de entrevistas, visando identificar as competências relevantes à organização (Brandão e outros, 2002);

 

Entrevista coletiva ou grupo focal: quando o entrevistado não dispõe de tempo para entrevistas individuais (Carbone e outros, 2005);

Observação: para identificar o comportamento competente e as competências relevantes ao trabalho das pessoas;

 

Questionário: para identificar competências relevantes;

Instrumentos de Avaliação de Desempenho: para identificar as competências existentes na organização, uma vez que as competências humanas são expressas pelo desempenho da pessoa no trabalho (Brandão e Guimarães, 2001).

 

2 – Encadeamento dos passos ao se realizar esse mapeamento

Para se realizar o mapeamento das competências são necessários os seguintes passos (Brandão e Bahry, 2005) :

Analisar e interpretar a missão, visão, objetivos e outros documentos estratégicos disponíveis;

Identificar as competências organizacionais e profissionais necessárias à consecução dos objetivos organizacionais ou necessárias à estratégia organizacional – competências desejadas;

Identificar as competências internas disponíveis na organização – competências atuais;

 

3 – Aplicação dos resultados do mapeamento.

Uma vez realizado o mapeamento da lacuna de competência (desejadas X atuais), os resultados podem ser utilizados para (Brandão e Bahry, 2005) :

 

Ações de captação e desenvolvimento de competências, avaliação e retribuição (Brandão e Guimarães, 2001).

 

A captação refere-se à seleção de competências externas e sua integração ao ambiente organizacional (por meio de ações de recrutamento e seleção – concurso público – de pessoas ou por parcerias ou alianças estratégicas com outras organizações)

 

O desenvolvimento refere-se ao aprimoramento das competências internas, por meio do treinamento, aprendizagem e no nível organizacional por meio de investimentos em pesquisas, projetos (Brandão; Guimarães, 2001)

 

Referências

 

BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n.1, p. 8-15, jan./mar. 2001.

BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Competências profissionais relevantes à qualidade no atendimento bancário. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 6, p. 61-81, nov./dez. 2001.

 

Referências

BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patricia. Gestão por competências:  métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 56(2), p. 179-194, abr./jun. 2005.

 

Prova discursiva –  Técnico

 

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO (ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL) PARA O SUCESSO DA REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL

 

Importância do Planejamento

 

O planejamento é um processo “desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa” (Oliveira, 2007).

Uma das funções administrativas que tem precedência sobre as demais.

 

O planejamento é um instrumento importante para que se possa formular objetivos e meios para alcança-los;

 

Processo sistemático, permanente, integrado e participativo; 

 

Tomar decisões presentes que resultem em implicações futuras;

 

O processo de planejamento é muito mais importante que o resultado final que é o plano.

 

Tipos de Planejamento e importância

 

O planejamento estratégico normalmente é de responsabilidade dos níveis mais altos e diz respeito tanto à formulação de objetivos estratégicos de longo prazo quanto à seleção de cursos de ação, levando em conta as condições externas e internas. Trata da definição das políticas públicas necessárias, dos projetos e programas de governo.

 

O planejamento tático tem por objetivo otimizar os resultados por áreas intermediárias – financeira, produção, marketing e recursos humanos – que permitam alcançar os objetivos previamente fixados, segundo a estratégia determinada; portanto, trabalha com a decomposição dos objetivos estratégicos numa visão de médio prazo, através da definição de metas e resultados para as áreas funcionais.

 

O planejamento operacional é o desdobramento do planejamento tático, através de planos de ação de curto prazo e normalmente contém: recursos necessários; procedimentos básicos; prazos estabelecidos, regras e regulamentos e responsáveis pela execução. È de vital importância para o correto dimensionamento dos insumos e recursos necessários, objetivando a eficiência. 

 

Referências

 

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento Estratégico: conceitos metodologias práticas. 23. ed. – São Paulo:Atlas, 2007.

 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS