Questões para concurso do TCE/PA - Portal de notícias CERS

Questões para concurso do TCE/PA

Por:
Atualizado em 28/03/2016 - 09:16

TCE-PA-Auditor-Curso-Online-CERS-FiscalO Tribunal de Contas do Pará abriu inscrições para concurso com 95 vagas para os cargos de auxiliar e auditor de controle externo. Os interessados devem acessar o site da banca organizadora, Cespe/UnB, até 25 de abril. A remuneração dos aprovados varia entre R$ 3.154,60 e R$ 6.260,22.

Entre as oportunidades de nível superior para Auditor de Controle Externo, há 24 vagas em Direito. A prova objetiva está prevista para ser aplicada em 19 de junho.

Confira edital aqui

Inicie a sua preparação den imediato e teste seus conheciemntos com as questões abaixo:

 

Direito Civil

1. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro prevê, em ordem preferencial e taxativa, como métodos de integração do direito, a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Direito Penal

2. Cometerá o crime de corrupção passiva privilegiada, punido com detenção, o DP que, após receber telefonema de procurador da República que se identifique como tal, deixar de propor ação em que esse procurador seja diretamente interessado.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Direito Administrativo

3. A vedação da prática do nepotismo no âmbito da administração direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios está relacionada aos princípios da moralidade e da impessoalidade administrativa.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Direito Constitucional

4. De acordo com entendimento sumulado do STF, os tribunais de contas, no exercício de suas atribuições, podem deixar de aplicar uma lei inconstitucional. Nesse caso, a decisão do tribunal de contas terá eficácia vinculante e efeito erga omnes.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Auditoria Governamental

5. A opinião do auditor fundamenta-se nas evidências obtidas, cuja qualidade depende de três fatores-chave: relevância, probabilidade e tempestividade.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Administração Financeira e Orçamentária

6. De acordo com a legislação vigente, se o mandato do presidente da República fosse alterado, o prazo de vigência do plano plurianual da União (PPA) também seria alterado na mesma proporção.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Controle Externo

7. Considerando o papel constitucional do TCU no que concerne à apreciação, à fiscalização e ao julgamento das contas públicas, julgue os itens a seguir. O TCU dispõe de competência para sustar diretamente a execução de um contrato cuja irregularidade seja verificada.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Direito Processual Civil

8. Segundo entendimento pacificado no âmbito do Supremo Tribunal Federal, a impetração de Mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados depende de autorização destes.

( ) CERTO ( ) ERRADO

 

Gabarito:

1. Certo

2. Certo

3. Certo

4. Errado

5. Errado

6. Certo

7. Errado

8. Errado

 

Você pode se interessar por:

(TCE/PA) – AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO – ESPECIALIDADE: DIREITO – PROJETO UTI – RESOLUÇÃO DE QUESTÕES E REVISÃO TEÓRICA DOS PRINCIPAIS PONTOS DO EDITAL

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS