Questão de Ordem traz dicas sobre crimes de trânsito - Portal de notícias CERS

Questão de Ordem traz dicas sobre crimes de trânsito

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Como sempre fazemos toda segunda feira, trazemos para vocês mais um Questão de Ordem. O programa desta semana é dedicado ao Direito Penal. O convidado desta edição é o professor Geovane Moraes, com dicas sobre as tipificações criminais relativas ao trânsito.

Sabe aquela situação corriqueira em um congestionamento numa via movimentada? Pois isso pode gerar uma discussão e uma simples ação diária pode acabar na delegacia. Com o aumento do stress decorrente de engarrafamentos kilométricos, é cada vez mais comum os chamados crimes de trânsito.

De acordo com o professor Geovane, este tipo de crime pode até ser considerado homicídio. “Dois tipos de homicídio são decorrentes do trânsito: o culposo, quando não se tem a intenção de matar, e o doloso, quando tem”, explica.

Contudo, alguns crimes, mesmo sem a intenção de matar, podem ser considerados dolosos pela lei. “É o caso de um atropelamento por um motorista embriagado. Quando ele bebe, esta assumindo o risco de dirigir sem condições. Neste caso existe dolo”, alerta Geovane Moraes.

Confira o vídeo e conheça também detalhes sobre a lei seca. O Questão de Ordem tem o objetivo de trazer dicas importantes para o Exame de Ordem. Toda segunda feira um novo programa, não perca.

Questão de Ordem 05 – acesse aqui.

Joffre Melo – Jornalista DRT-PE 4071

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS