Questão de Ordem traz dicas de como manter a calma na hora da prova - Portal de notícias CERS

Questão de Ordem traz dicas de como manter a calma na hora da prova

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Muitas pessoas não conseguem manter o equilíbrio emocional diante de situações adversas. O medo é inerente ao ser humano, principalmente quando se exige uma postura arrefecida para o enfrentamento dos desafios diários. Na hora de responder a uma prova, a coisa não pé diferente e o medo pode até se transformar em pânico. O Questão de Ordem dessa semana traz uma entrevista exclusiva com o psicólogo Filipe Vasconcelos. Ele mostra, através de ótimas dicas, como manter a calma na hora de fazer uma prova.

 “A preparação emocional para uma prova deve começar bem antes do momento de responder as questões. É preciso direcionar o pensamento para superação do desafio”, pontua Filipe. Ainda segundo ele, o candidato deve reservar uma parte do seu tempo de estudo para aprender as lidar com os seus sentimentos.

“Ter medo é comum, mas é preciso combatê-lo e torná-lo pequeno diante de sua postura. Para isso, o trabalho começa na redução da ansiedade”. Para Felipe Vasconcelos, a ânsia em atender a todas as exigências de um edital acaba atrapalhando. Uma boa dica, e iniciar o estudo pelas aptidões, ou seja, escolha as matérias e disciplinas que mais gosta. “Fazendo isso, o candidato vai se sentir mais forte e preparado para seguir adiante na preparação”, explica.

Assista aqui ao Questão de Ordem.

Joffre Melo – Jornalista DRT-PE 4071

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS