Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Quero ser empreendedor

Avatar de
Por:
Publicado em 06/12/2016, às 18:05

O empreendedorismo é hoje um fenômeno global, sobre o qual diversas instituições públicas e privadas têm investido para pesquisar e incentivar. Empreender deixou de ser uma “moda” e tornou-se parte da vida de muitos brasileiros: pesquisas indicam que três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de um empreendimento próprio.

Além desses dados, na comparação mundial, o Brasil se destaca com a maior taxa de empreendedorismo, com quase 8 pontos porcentuais à frente da China, o segundo colocado. O número de empreendedores entre a população adulta no país é também superior ao dos Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%) e França (8,1%). Entre as economias em desenvolvimento, a taxa brasileira é superior à da Índia (10,2%), África do Sul (9,6%) e Rússia (8,6%).

Diante desse novo cenário, o professor e empreendedor Renato Saraiva oferece 5 dicas sinceras para quem deseja se tornar um empreendedor:

1 – Selecione bem os seus parceiros:

“Quando sua empresa é grande, todo mundo quer negociar com você, tomando suas quanto à escolha do parceiro mais confortáveis, afinal, você terá um leque de opções para analisar. No entanto, quando você é pequeno, é preciso ser estratégico. Não faça parceria com qualquer um, até por que não é todo mundo que vai querer ser seu parceiro. É extremamente difícil lidar com isso, mas persista e vá em busca dos parceiros ideais, que ofereçam exatamente o que você busca com a qualidade que você procura.”

2 – Aprenda com os outros:

“Esteja sempre aberto a conversar com outras pessoas sobre seu negócio e seus planos. É necessário arejar a cabeça, pensar fora da caixa, ouvir e aprender com o erro dos outros. Não seja orgulhoso ou autossuficiente, troque ideias com quem está a sua volta”.

3 – Nada supera o trabalho:

“Quanto mais você trabalha, maior a sua conquista, não existe equação mais exata. Quando comecei minha carreira de professor e autor, passei noites acordado, meses trabalhando, focado, ralando. Posso afirmar que nada supera o trabalho duro. Talento é fundamental, mas sem trabalho duro tudo se perde”.

4 – Seja um pouco louco:

“No início do negócio, você precisará arriscar e usar bastante a intuição. Pode parecer loucura tomar decisões sem embasamento, mas você ainda não terá ferramentas boas o suficiente para guiá-lo. Isso você só conseguirá com tempo, dinheiro e uma equipe estruturada. Assim, dê o pontapé inicial sendo destemidamente um pouco louco”.

5 – Não desista:

“Você não pode deixar que as pedras no caminho o derrubem. Diga a si mesmo sobre o seu potencial e não deixe que ninguém determine seu estado de espírito. A maioria das pessoas desiste quando encontra dificuldades. Nem pense em desistir! Tire essa palavra do seu dicionário. Corra atrás dos seus desejos com toda força".  

O pontapé inicial para transformar seus sonhos em conquistas

O ano está terminando e os seus projetos ainda não saíram do papel? Que tal um empurrãozinho para começar 2017 com uma grande inspiração de vida?

No livro Vamos Juntos!, você vai conhecer a história de Renato Saraiva, que se tornou um empreendedor de sucesso. Sua trajetória é encantadora e revela muitos segredos para quem tem um grande sonho e quer começar a realiza-lo no próximo ano.

O livro já está à venda! Vamos juntos conhecer essa história?

Saiba mais em: Vamos Juntos

Garanta seu livro aqui

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a