Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Quero ser Delegado da Polícia Federal

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 06/02/2018, às 12:11 Atualizado em 11/10/2018 às 12:24

Saiba tudo sobre a carreira de Delegado da Polícia Federal!

Uma das carreiras mais cobiçadas no universo jurídico é a de delegado. O cargo é exercido por servidor público aprovado em concurso com exigência de nível superior em Direito. Para conquistar o sonho de “ser polícia” é preciso muito estudo até conquistar a aprovação.

Você pode se interessar por:

Tudo sobre o concurso da Polícia Federal!

Os delegados são os dirigentes das Polícias. Logo, coordenam e comandam as atividades de polícia judiciária (formalização dos atos procedimentais). Além disso, as atividades de investigação criminal (apuração das infrações penais). No âmbito interno, eles atuam nas mais diversas frentes. Como, por exemplo, ações territoriais, especializadas (homicídios, narcóticos, patrimônio, etc.), inteligência policial entre outros. No entanto, para seguir carreira é preciso algo a mais: vocação.

Vocação e vontade de servir o cidadão. Essas são as características principais de quem quer ser policial. Os candidatos, além de serem aprovadoa no concurso, precisam passar por outras provas de fogo. Para alcançar os objetivos, cumprir as metas e completar uma missão, é preciso ter comprometimento e saber trabalhar em equipe, por exemplo.

Para saber mais sobre a carreira, confira a entrevista exclusiva com o Prof. Rodrigo Perin é Delegado da PF e coach da Ad Verum Suporte Educacional:

Redação CERS: Há quanto tempo é Delegado de Polícia Federal e quais funções desempenhou?

Sou Delegado de Polícia Federal há quase 10 (dez) anos. Nesse período, além das atribuições próprias do cargo (presidência de inquéritos policiais), desempenhei minhas funções junto aos Núcleos de Operações, Migração, SINARM, Químicos e Segurança Privada, tendo ainda presidido Comissões de Disciplina por 02 (dois) anos e coordenado o Grupo de Combates a Crimes Previdenciários em minha unidade. Atualmente exerço as funções de Delegado Executivo.

Redação CERS: Qual a rotina de um Delegado de Polícia Federal?

A função precípua do Delegado de Polícia Federal é a presidência e condução de inquéritos policiais, procedimentos esses que não raras vezes originam grandes Operações Policiais (v.g., Operação Lava Jato). Além disso, o Delegado poderá ser designado para assumir funções estratégicas dentro da Polícia Federal, chefiando Delegacias de Polícia ou núcleos específicos, bem como outros cargos em níveis de Superintendências Regionais e Direção Geral. Ademais, ao Delegado de Polícia Federal, muitas vezes, incumbirá o ônus de chefiar equipes policiais no cumprimento de medidas judiciais (mandados de busca e apreensão, prisões, conduções coercitivas), bem como participar de operações policiais permanentes ou pontuais. Cumpre ressaltar, ainda, que ao Delegado de Polícia Federal poderá ser atribuída a função de adido policial nas Adidâncias Policiais localizadas em diversos países do mundo. Portanto, a rotina de um Delegado de Polícia Federal é bem dinâmica, trazendo diversas oportunidades ao crescimento profissional.

Redação CERS: Qual foi seu principal obstáculo para a conquista do cargo de Delegado de Polícia Federal?

Na realidade entendo que não foi apenas um obstáculo principal, e sim diversas etapas até a conquista. O primeiro obstáculo foi tentar compreender a metodologia da prova aplicada pela Banca CESPE (instituição responsável pelas provas do concurso de ingresso à carreira da Polícia Federal). Sucedida pela abdicação temporária da vida privada e social, para poder ter dedicação total e centrada nos estudos. Ato contínuo foi necessário iniciar uma preparação concomitante para a prova física, prova essa de elevado nível atualmente. Superada essas etapas iniciais, sobreveio a segunda fase do concurso junto à Academia da Polícia Federal. Onde o aluno é submetido a treinamento intensivo e provas constantes, objetivando-se uma formação de alto nível do Policial Federal.

Redação CERS: Se você tivesse que dar uma única dica para aqueles que almejam a carreira de Delegado de Polícia Federal, o que você diria?

Foco e disciplina nos estudos, sempre, COM MÉTODO. O estudo sem planejamento leva a perda de tempo e desmotivação. Muitas mentes brilhantes se perdem no caminho por não estruturarem a preparação de maneira profissional.

Redação CERS: Na sua opinião, quais as duas obras que o candidato a Delegado de Polícia Federal não pode deixar de ler?

Uma obra que entendo imprescindível é a de Crimes Federais (tanto a obra dos professores Fábio Roque Araújo e Rogério Sanches Cunha, quanto a do professor Baltazar Júnior).

Todas as demais obras variam conforme o estágio e perfil do aluno. Isso, portanto, tem que ser avaliado caso a caso.

Redação CERS: Ler, resumir, sublinhar, fazer mapa mental, leitura dinâmica ou concentrada… qual o caminho a ser seguido por um futuro Delegado de Polícia Federal?

Entendo que o candidato que almeja lograr êxito na aprovação do cargo de Delegado de Polícia Federal, durante seus estudos, deve ter uma preparação que conjugue todos esses métodos de maneira ponderada. Para que o candidato não se perca em seus estudos e consiga concatenar suas ideias de maneira eficaz, é imprescindível que ele o faça de uma forma racional. Isso com orientação de um profissional que já tenha passado por situação semelhante.

Redação CERS: Para finalizar a entrevista, o senhor gostaria de deixar algum recado para os candidatos que estão se preparando para o concurso de ingresso ao cargo de Delegado de Polícia Federal?

O recado que pode ser deixado aqui, portanto, é que os candidatos já devem iniciar sua preparação. Isso é, intelectual e física, para a prova da Polícia Federal. Uma vez que há previsão de publicação do edital ainda para o primeiro semestre de 2017. Ademais, são esperadas 600 vagas e não há tempo a perder!

Leia também: Tudo sobre a carreira de Delegado

Você pode se interessar por:

CURSO INTENSIVO PARA O CONCURSO DE DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL TEORIA E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES 2018 (DPF)

O CERS cursos online preparou para você que possui formação em Direito e que deseja atuar na área policial do Executivo Federal, ganhar um bom salário e trabalhar numa instituição séria e respeitada o CURSO INTENSIVO PARA O CONCURSO DE DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL.

Constituído por 85 aulas de 2 horas, o que totaliza 170 horas de aula. Este curso é ministrado por uma equipe de professores renomada, formada em sua maioria por Juízes e Promotores de Justiça. Além disso, Procuradores e Delegados da Polícia Federal, os quais trabalharão os conteúdos mais importantes e relevantes para você. Ademais, tendo por base as disciplinas cobradas no último concurso.

Os professores, portanto, trabalharão os conteúdos teóricos essenciais a prova objetiva e subjetiva. Isto é, nos três primeiros blocos de cada aula e no quarto e último bloco. Tudo a nível condizente com concurso para DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL.

BÔNUS: Além disso tudo, os alunos que adquirem o Curso Intensivo para o Concurso de Delegado da Polícia Federal, ganharão inteiramente grátis o curso de LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 2018.

Delegado Federal  RODRIGO PERIN NARDI
Facebook: Rodrigo Perin
Instagram: Rodrigo Perin
Instagram: @adverum.se
Site: www.adverum.com.br

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a