Quero ser analista judiciário da área judiciária! - Portal de notícias CERS

Quero ser analista judiciário da área judiciária!

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Ana Laranjeira

A maioria dos concursos para tribunais oferecem vagas para analista judiciário. O cargo pode ser para a área judiciária ou administrativa, mas apenas a área judiciária é exercida exclusivamente por profissionais de Direito. Concurseiros do Brasil inteiro almejam a função, seja por vocação ou atraídos pelos bons salários. Pensando isso, resolvemos reunir informações importantes para quem quer seguir carreira.

Remuneração  
Os salários para o cargo variam de R$ 7 mil a R$ 10 mil, dependendo do órgão, além dos benefícios, que são muitos. “Os concursos para os TRTs, por exemplo, trazem um benefício que talvez muitos não saibam. Praticamente todos os candidatos, quando aprovados, acabam ocupando um cargo em comissão dentro da secretaria. Razão pela qual existe um acréscimo salarial muito grande”, conta o professor de Direito do Trabalho Rafael Tonassi.

Dia a dia 
Entre as demandas do cargo, o analista judiciário da área judiciária analisa petições e processos; confecciona minutas de votos; emite informações e pareceres; fornece suporte técnico e administrativo aos magistrados, órgãos julgadores e unidades do Tribunal; verifica prazos processuais; atende ao público interno e externo; redige, digita e confere expedientes diversos, entre outras diversas atividades.

“Para ser analista judiciário, o candidato precisa ter afinidade com a profissão. Porque ser servidor público é um pouco de vocação mesmo, é amor ao erário público e ao atendimento à população”, alerta Tonassi.

Seleção   
Geralmente, o processo seletivo para analista judiciário é composto de prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos e prova discursiva de redação. “Mas a prova para analista tem um nível de dificuldade bem mais elevado, se comparada às provas de técnico. É preciso se aprofundar muito mais no conteúdo, ou seja, procurar detalhes da lei”, frisa o professor de administração e orçamento público Wilson Araújo.

Preparação       
Assim como todo concurso, a preparação para analista judiciário deve ter início antes mesmo da publicação do edital. Diversas seleções estaduais são abertas anualmente e oportunidades não faltam para tentar um lugar ao sol.

Para começar agora mesmo seus estudos ou mesmo dar continuidade ao aprendizado, o CERS Cursos Online oferece um Curso Completo para concursos de Analista Judiciário de Tribunais (Área Judiciária). O preparatório tem como objetivo revisar o conteúdo programático típico dos conhecimentos específicos, com uma equipe de professores de longa experiência em concursos para TRFs, TJs, TREs, MPU, TCE Ministérios Públicos estaduais, dentre outros.

Clique abaixo e saiba mais: 
CURSO COMPLETO PARA CONCURSOS DE ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS (ÁREA JUDICIÁRIA)

 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS