Quer ser Diplomata? Instituto Rio Branco encerra inscrições neste domingo - Portal de notícias CERS

Quer ser Diplomata? Instituto Rio Branco encerra inscrições neste domingo

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Joffre Melo

O Instituto Rio Branco encerra neste domingo (12/2) as inscrições do concurso público para contratar 30 novos diplomatas. A organização do certame é realizada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). A remuneração ofertada será de R$ 12.962,12.

Interessados devem se inscrever até as 23h59, no site da organizadora. A taxa de participação é de R$ 150. Para participar, o candidato deve estar no gozo dos direitos políticos, estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (apenas aos candidatos do sexo masculino), estar em dia com as obrigações eleitorais e apresentar diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Quem tiver graduação realizada no exterior, deverá apresentar até a data da posse a revalidação do diploma.

O concurso terá quatro fases. A primeira contará com prova objetiva, constituída de questões objetivas de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e direito internacional público.

A segunda será uma prova escrita de português; já a terceira contará com provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público. A quarta e última fase consistirá em provas escritas de espanhol e de francês.

Cada uma das etapas será realizada simultaneamente nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

Os aprovados na seleção ingressarão em cargo de classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário), de acordo com a ordem de classificação obtida, e no curso de formação do Instituto Rio Branco.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS