Protesto em frente ao Congresso contra cotas raciais - Portal de notícias CERS

Protesto em frente ao Congresso contra cotas raciais

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Ana Laranjeira

Na manhã da última quarta-feira, membros da Associação Nacional dos Concurseiros (Andacon) se dirigiram ao gramado em frente ao Congresso Nacional para protestar contra as cotas raciais em concursos públicos. O evento contou com razoável mobilização nas redes sociais, mas poucos representantes presentes. Entre eles, estudantes afrodescendentes que não concordam com o projeto de lei proposto pela presidente Dilma Rousseff.

Nos cartazes, frases como “A eficiência do Estado depende da meritocracia”, “Cidadania não tem cor”, “Chega de populismo”, expressavam a opinião dos manifestantes. Representantes da Andacon concentraram-se na Câmara dos Deputados para entregar aos parlamentares ofícios com argumentos anticotas raciais em concursos públicos.

O presidente da Andacon, Augusto Bello, se pronunciou reconhecendo que o racismo ainda existe e que muita desigualdade social decorre dele. No entanto, as cotas raciais não são uma boa solução. Bello explica que os dois critérios para distinguir quem participa da seleção (genótipo ou fenótipo) são equivocados.

“O primeiro trata da ascendência genética do candidato, então no caso do Brasil isso é quase impossível porque todo mundo tem diversas ascendências, é um país mestiço. Tem muito branco com ascendência negra. Já o caso do fenótipo, defendido por pessoas pró-cotas, baseia-se nas características físicas do candidato, que também não é uma boa opção. Você pode ter dois irmãos, um negro e outro branco, que passaram pelas mesmas condições de vida, mas um se encaixará nas cotas e outro não”, explicou Bello durante entrevista ao jornal local.

Durante a manifestação os presentes, em ato simbólico, abriram livros insinuando que a forma correta de passar em concursos é a meritocracia, alcançada por meio dos estudos.

Não perca a promoção Black Friday CERS! Durante toda a sexta-feira (29), descontos de até 50% em diversos cursos preparatórios!

 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS