Procuradoria Regional do Trabalho de Pernambuco moderniza gestão de informática - Portal de notícias CERS

Procuradoria Regional do Trabalho de Pernambuco moderniza gestão de informática

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

A Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região está modernizando a área de informática. Foram adquiridos, por licitação (pregão), 104 novos computadores com sistema operacional completo, 150 monitores, 60 impressoras a laser e multifuncionais, além de servidores de rede. A distribuição dos equipamentos já recebidos foi iniciada esta semana pelos monitores de 19 polegadas, que estão gradativamente substituindo os existentes.

De acordo com a procuradora do Trabalho e coordenadora de Gestão em Informática, Elizabeth Veiga, a distribuição obedece a critérios de padronização e necessidade de serviço. "Estamos aguardando que o restante dos equipamentos seja entregue pelos fornecedores para que sejam desenvolvidos e implementados sistemas para vários setores da PRT, visando a agilização dos serviços", informou.

O investimento totalizou R$ 544.806,00. Em razão da forma de licitação adotada, por pregão, os equipamentos foram adjudicados a preços muito inferiores à média de mercado, a exemplo dos monitores em LCD, ao valor unitário de R$ 566,00.  Segundo o procurador e presidente da Comissão de Licitação, Fábio Farias, a licitação chamou a atenção de vários órgãos públicos federais pelos preços baixos e pela transparência, o que motivou a adesão das Procuradorias Regionais do Trabalho da 5ª, 7ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 16ª, 17ª, 18ª, 20ª, 21ª e 24ª Regiões, da Justiça Federal da Paraíba e ainda da universidade federal do mesmo Estado.

A pedido do procurador Fábio Farias, a Coordenadoria de Gestão em Informática determinou que fosse dada prioridade à elaboração de sistema de envio eletrônico de documentos à Delegacia Regional do Trabalho, procedimento que irá agilizar a rotina administrativa, já que um ofício poderá ser enviado e recebido pela DRT em questão de minutos.

Outra novidade é implementação do convênio assinado no ano passado com a Junta Comercial de Pernambuco. Pelo Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) on line, mediante utilização de senhas previamente cadastradas, o Ministério Público do Trabalho vai ter acesso aos registros das empresas na Junta, tais como os dados dos sócios e modificações do contrato social.

Para dar suporte aos vários sistemas que foram desenvolvidos e os que vão ser implantados este ano – tais como os citados acima, além de sistemas de publicação de notícias, de gerenciamento de procedimentos administrativos para os Ofícios de Petrolina (já instalado), Caruaru (previsto para este ano), prédio anexo, incluindo a sede -, foram adquiridos dois servidores de alto desempenho para desenvolvimento em sistema espelhado. Em caso de falha de um servidor, o outro entra em funcionamento automaticamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (Pernambuco)

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS