Procurador-geral do Trabalho participará da abertura do 4º Curso de Formação Inicial da Enamat - Portal de notícias CERS

Procurador-geral do Trabalho participará da abertura do 4º Curso de Formação Inicial da Enamat

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

O procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, comporá a mesa na solenidade de abertura do 4º Curso de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), que será realizada hoje (11), às 14h, na sede do Tribunal Superior do Trabalho.

O curso é destinado a juízes do Trabalho substitutos aprovados recentemente em concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura. A nova turma será composta por 45 juízes provenientes de seis Regiões. A Enamat foi criada pela reforma do Judiciário (EC nº 45/2004).

Os Cursos de Formação Inicial da Enamat integram o processo de aquisição da vitaliciedade do cargo de magistrado. Seu objetivo é proporcionar aos novos juízes formação específica para a atividade judicante.

O programa do curso oferece disciplinas que não fazem parte do currículo dos cursos de graduação ou pós-graduação em Direito, mas são de grande importância para o exercício da profissão, como lógica da decisão judicial e linguagem jurídica, técnicas de conciliação judicial e administração judiciária, comunicação e psicologia.

Durante o curso, os novos juízes têm atividades externas, nas quais acompanham sessões de julgamento do TST, do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e também visitam órgãos e entidades sediados em Brasília.

Após a conclusão do módulo nacional, os juízes retornam aos TRTs de origem para fazer o módulo regional, também aprovado pela Enamat. Ali adquirirão conhecimento mais aprofundado da realidade do local onde vão atuar, para em seguida serem designados para as Varas do Trabalho das suas Regiões.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS