Procon-RJ lançará concurso neste semestre - Portal de notícias CERS

Procon-RJ lançará concurso neste semestre

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Joffre Melo

Depois de um ano de espera, o edital do concurso que irá preencher 181 postos efetivos no Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor no Rio de Janeiro (Procon/RJ) deverá ser publicado ainda neste primeiro semestre de 2011. As oportunidades foram criadas pela lei nº 5.738/10, responsável, também, por transformar o Procon em autarquia, dando a ele maior autonomia administrativa, técnica e financeira, além de patrimônio próprio.

Sancionada em junho de 2010 pelo governador Sérgio Cabral, a lei estabeleceu que o órgão teria até um ano para promover seleção pública e substituir servidores cedidos por outras empresas. De acordo com o subsecretário, atualmente, o Procon trabalha com profissionais da Casa Civil, advogados contratados e concedidos por diferentes instituições, entre outros, portanto, há urgência em realizar novo concurso.

A maioria das ofertas (100) poderá ser disputada por candidatos com o nível superior completo – haverá 80 chances de analista de proteção e defesa do consumidor, dez de advogado e dez de executivo público. As demais oportunidades, com exigência de nível médio (e técnico, em alguns casos), contemplarão 50 funções de agente de proteção e defesa do consumidor, 25 de agente administrativo, três de técnico em contabilidade e três de técnico em informática.

O órgão ainda disponibilizará 23 cargos comissionados: 11 para chefe de departamento, 11 para coordenador de núcleo regional e um para chefe de divisão.

Os salários pagos aos colaboradores irão variar de R$ 1.470 a R$ 8.027,17 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os servidores, que serão contratados em regime estatutário, poderão receber gratificações e benefícios.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS